Saúde e DDHH
16/08/2010
Escolas municipais de São João de Meriti farão paralisação de 24 horas nesta terça (dia 17 de agosto) e ato público com passeata no centro do município

Os profissionais de educação das escolas municipais de são João de Meriti vão fazer uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira (dia 17 de agosto). A partir das 10h, a categoria vai se concentrar na Praça da Matriz para realizar um ato público e, logo depois, sair em passeata pelas ruas do centro do município. No ato público na Praça da Matriz, músicos e cantores farão um show para a população para denunciar o descaso do prefeito Sandro Mattos, que não atende as reivindicações da categoria.

 

Escolas revoltadas contra falta de reajuste e ameaças

do prefeito ao plano de carreira vigente

 

Os profissionais de São João de Meriti irão denunciar a situação precária das escolas municipais de e a falta de reajuste salarial para professores e funcionários que, há dois anos sem aumento nos seus vencimentos, reivindicam 37% de reajuste emergencial para recompor as perdas salariais. Outro ponto que será lembrado no protesto de amanhã será a ameaça do prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, de acabar com o plano de carreira da Educação Municipal, que garante o direito dos educadores de receberem um adicional de 15% por tempo de serviço e de formação. O prefeito quer impor um novo plano, que tira este direito dos profissionais, além de acabar com a bonificação de 65% de triênio ao final da carreira. A categoria também está revoltada com os descontos ilegais de até 50% nos salários dos profissionais que entram de licença médica.

 

Hoje, várias escolas do município estão em precárias condições, com goteiras nas salas, infiltrações nos tetos e paredes, entulho nas salas, corredores e pátios. Em algumas delas, os alunos são obrigados a estudar em verdadeiros porões, sem ventilação e iluminação natural.

 

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450