Saúde e DDHH
18/08/2010
Rede municipal de Meriti está em greve

Os profissionais de educação da rede municipal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, iniciaram hoje (18) uma greve por tempo indeterminado. A categoria exige 37% de reajuste emergencial para recompor as perdas salariais - há dois anos que a categoria não tem um aumento. Na sexta-feira, dia 20, às 11h, haverá um ato público da educação em frente à prefeitura. Em seguida, às 13h, ocorrerá uma assembleia em local próximo para discutir os rumos do movimento.

 

Os professores e funcionários reivindicam que o prefeito Sandro Matos (PR) não mexa no plano de carreira da educação – o prefeito quer acabar com o adicional de 15% por tempo de serviço e de formação, e com a bonificação de 65% de triênio ao final da carreira. A categoria também exige o fim dos descontos ilegais de até 50% nos salários dos profissionais que entram de licença médica.

 

Além disso, a situação das escolas municipais é precária, com goteiras nas salas, infiltrações nos tetos e paredes, entulho nas salas, corredores e pátios. Em algumas delas, os alunos são obrigados a estudar em verdadeiros porões, sem ventilação e iluminação natural. Segundo o Sepe Meriti, uma creche municipal está praticamente sem teto.

 

A prefeitura está perseguindo diretores de escolas que estão participando da mobilização. Hoje, as diretoras da Escola Municipal Maria de Glória Menezes e da Escola Municipal Vasco Afonso foram afastadas. O sindicato pede a todos os profissionais que denunciem qualquer assédio moral por parte da prefeitura ou da Secretaria de Educação.

 

Calendário da greve:

 

Hoje (18): Comando de greve vai visitar as escolas;

 

5ª feira: Panfletagem na Praça da Matriz, com Ato Show às 10h. Concentração às 8h no Sepe Meriti; 

 

6ªfeira: Ato Público em frente à Prefeitura, às 11h, logo após a entrega do abaixo-assinado na Câmara de Vereadores. No mesmo dia, às 13h, assembleia em  local próximo.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450