Saúde e DDHH
23/08/2010
Animadores culturais em luta pela regularização profissional fazem ato amanhã

Os animadores culturais da rede estadual realizam ato público amanhã, às 14h, em frente à Secretaria de Educação, na Rua da Ajuda. Os profissionais cobram do governo a implementação da PEC 44, que regulariza a profissão.

 

A Animação Cultural há mais de 15 anos vem demonstrando sua importância para o desenvolvimento dos alunos nas escolas estaduais. Não é por menos que os sucessivos governos mantiveram esses profissionais a despeito de ocuparem cargos de confiança, portanto de livre nomeação e exoneração. Isto se deve ao fato de que ao longo de todos esses anos a Animação Cultural vem desenvolvendo um trabalho fundamental, que demonstra o compromisso desses profissionais com a educação e o serviço público, o quem tem merecido a legitimidade e o reconhecimento da própria comunidade.

 

No entanto, infelizmente, os animadores nunca tiveram os direitos básicos trabalhistas garantidos. Para corregir tal distorção a Alerj aprovou a emenda constitucional 44/2010 que cria a animação cultural na constituição estadual, e permite o governo do estado chamar um ato de investidura.

 

Segundo informações da propria secretaria de educação foi aberto um  processo que se  encontra  parado na casa civil. No entanto a categoria não tem como esperar, já que continuam sem poder tirar licença médica e aposentádoria,  pois o governo não repassa o dinheiro do INSS, ficando esses funcionários desamparados previdencialmente.

Portanto, que sejá feito o ato deinvestidura já.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450