Saúde e DDHH
09/08/2017
Moção de solidariedade da Diretoria e Conselho Deliberativo do Sepe-RJ aos profissionais de educação de Caxias


Moção de apoio à luta dos profissionais de educação de Duque de Caxias

A diretoria do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), reunida dia 2 de agosto, e o Conselho Deliberativo Ampliado do Sepe-RJ, reunido dia 5 de agosto, se solidarizam com os profissionais de educação da rede municipal de Duque de Caxias e com os servidores em geral daquele município, que vêm sofrendo reiterados ataques por parte do prefeito Washington Reis (PMDB).

A categoria está mobilizada em protesto contra os atrasos salariais. Com isso, o prefeito vem retaliando a luta dos professores e funcionários inclusive com o corte do repasse da contribuição voluntária dos filiados ao Sepe Caxias, em descumprimento da lei orgânica municipal.

Agora, no início de agosto, o prefeito enviou à Câmara de Vereadores de Caxias um verdadeiro pacote de maldades contra os servidores, contendo um projeto que aumenta a alíquota do INSS de 11% para 14%; outro projeto diminui de 12% para 6% a progressão de mudança de nível dos profissionais da educação, destruindo o plano de carreira e causando enorme redução salarial; além de cortes de gratificações.

Revoltada, como não poderia deixar de ser, a categoria ocupou a Câmara e impediu que a votação ocorresse já no primeiro dia em que os projetos chegaram àquela casa - sem serem discutidos pelos servidores em audiências públicas e mesmo sem discussão mais aprofundadas com os próprios vereadores. Ou seja, um absurdo completo!

Para forçar a votação, o prefeito chamou a PM, que retirou os educadores do plenário da Câmara e o pacotaço foi aprovado, em um dia trágico para a democracia em Caxias e no estado do Rio.

Com isso, a diretoria e o Conselho Deliberativo do Sepe repudiam, profundamente, o ocorrido e esclarecem que todos os esforços – políticos e judiciais - serão feitos para que esse absurdo seja revertido.

Diretoria do Sepe-RJ

 


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450