Saúde e DDHH
04/09/2017
Nota de solidariedade ao professor Marcelo Laignier Rolim do Ciep Ayrton Senna

NOTA DE SOLIDARIEDADE E DESAGRAVO AO PROFESSOR MARCELO LAIGNIER ROLIM


 O grupo de professores/as do Ciep Ayrton Senna da Silva, comunidade da Rocinha e o Sepe RJ vêm a público em nota de desagravo ao companheiro professor Marcelo Laignier Rolim, que sofreu punição em razão de fotos publicadas em seu perfil particular de Facebook, sendo exonerado sumariamente pela SME do cargo de diretor adjunto do GEA Juan Antônio Samaranch e afastado pela SEEDUC do Ciep 303 Ayrton Senna.


É importante afirmar que o professor Marcelo tem um trabalho de duas décadas de debate e postura contrária a qualquer forma de violência, e que nós professores/as não só somos contra a violência, como resistimos cotidianamente em nossas comunidades escolares às diversas formas de violência, inclusive do próprio Estado, que deveria garantir a segurança e os direitos fundamentais para a população. 


O professor Marcelo Rolim já fez autocrítica pública, está recebendo inúmeras manifestações de apoio de seus alunos e comunidades escolares, e precisa ter garantido o direito à ampla defesa! 


Para além da violência e desrespeito institucionalizado que nos submete a trabalhar sem as mínimas condições estruturais em nossas escolas, os baixos salários e as recorrentes investidas contra nossos direitos históricos, agora querem nos julgar e condenar à revelia, sem direito ao contraditório, à explicação também. Muitos de nós estamos tendo nossas vidas privadas devassadas e, atitudes particulares e descontextualizadas vem sendo utilizadas para nos punir, perseguir, e afastar de nossas atividades profissionais.   


Nós professores/as temos sido alvo constante de ataques de governos, parlamentares, mídia corporativa e corporações empresariais, que tentam reduzir a educação pública a um espaço de reprodução de seus interesses privados mercantis e de construção de consenso afinado com um ideário retrógrado, intolerante e antidemocrático. 


Repudiamos mais esse ataque contra um de nossos companheiros, e nos solidarizamos ao professor Marcelo Rolim!


 


COMUNIDADE ESCOLAR DO CIEP 303 AYRTON SENNA DA SILVA/ROCINHA


SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


 


Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2017.


 


 
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450