Saúde e DDHH
06/09/2017
Plano de ajuste federal para o Rio pode abrir caminho para privatização das universidades estaduais


Embora o governador Pezão tenha negado a possibilidade de privatização ou extinção da UERJ e das outras duas universidades estaduais (UEZO E UENF) em matéria veiculada pelo Jornal O Globo de hoje (dia 6/9), o perigo de o acordo assinado pelo governo estadual com o federal afetar ainda mais o funcionamento das instituições é uma possibilidade aberta por um parecer dos técnicos do Ministério da Fazenda, caso o estado não  cumpra as metas do acordo assinado ontem (dia 5/9). Neste parecer, eles sugerem a "revisão na oferta de ensino superior e demissão dos comissionados e servidores ativos. Ou seja, para o Ministério da Fazenda é preciso precarizar ainda mais o funcionamento das universidades do Estado, abrindo as portas destas instituições para a privatização, uma palavra de ordem do governo Temer.

A UERJ, há anos, atravessa uma crise sem tamanho por causa dos problemas causados pela falta de repasse das verbas do governo estadual. Mesmo em meio à mobilização da comunidade acadêmica e da sociedade em defesa das universidades estaduais, os governos Cabral e Pezão promoveram uma política de sucateamento sistemática ao longo dos últimos anos, levando professores, funcionários e estudantes a realizarem diversas greves e manifestações para garantir o funcionamento das unidades. O mesmo governo federal que também ataca o ensino superior público federal, mas que abre as portas para o pagamento de juros e de outras benesses para o setor privado, se volta agora para atacar um patrimônio do Rio de Janeiro: suas universidades públicas.

Em nota, o governado eo estado negou a intenão de privatizar ou extinguir a UERJ. Mas sabemos que a palavra de um governo que tem índices tão baixos de popularidade e que levou o Estado a uma das maiores crises financeiras da sua história não merece a mínima confiança. A UERJ e demais universidades públicas estaduais é um patrimônio do Rio de Janeiro! Não à privatização. 


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450