Saúde e DDHH
09/10/2017
Educação municipal de Caxias vai parar nessa terça (10) para protestar no cemitério que prefeito está construindo na rodovia Washington Luiz

Os profissionais da educação municipal de Duque de Caxias farão uma paralisação no turno da tarde dessa terça-feira (dia 10/10). A partir das 14h, a categoria irá se concentrar no novo Cemitério Público Municipal (Rodovia Washington Luiz, ao lado do Hospital Municipal Moacir do Carmo), que está sendo construído pelo prefeito Washington Reis (PMDB), mesmo em meio às críticas da população e dos servidores que sofrem com meses de salários atrasados e com a péssima prestação de serviços por causa da crise no caixa municipal.

Intitulado “A Educação vai para o Cemitério Parte 2”, o protesto vai denunciar que o prefeito, ao invés de honrar seus compromissos financeiros para com o funcionalismo e investir em saúde e educação, resolveu construir um cemitério novo, quando já existem outros locais de sepultamento no município.

O terreno da construção está enfrentando uma ação judicial dos antigos proprietários, mas Washington Reis manteve a obra do cemitério enquanto os profissionais de educação e parte do funcionalismo penam para receber os salários integralmente: desde dezembro de 2016 a prefeitura vem pagando os vencimentos dos servidores de forma parcelada; os salários estão atrasados dois meses, para o pessoal da ativa e aposentados. A obra também é contestada por ambientalistas.

Por causa da obra do novo cemitério, o prefeito Washington Reis já está sendo chamado pela população de “Odorico Paraguaçu”, célebre personagem da obra de Dias Gomes intitulada O Bem-amado, uma peça de teatro que também virou novela de televisão nos anos 70/80 e que tinha por temática a obsessão do personagem-prefeito pela construção e inauguração de um cemitério na cidade fictícia.

Assessoria de Imprensa do SEPE-RJ: 2195-0474. Contato com o Sepe Caxias pelo telefone 2671-1709 ou com as diretoras Marisa Gonzaga (98282-1309), Thaís Rosalino (96431-3334) ou Rose Bano (9958-43743).
 

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450