Saúde e DDHH
17/10/2017
Informe da Direção do Sepe sobre o GT de Artes com a SEEDUC

No dia seis de outubro foi realizado o GT de Artes com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). A reunião contou com a presença da direção do Sepe-RJ e representantes de base da categoria. Com isso, foi realizado amplo debate sobre a matriz curricular defendida pela categoria (nenhuma disciplina com menos de 2 tempos; 1 matrícula 1 escola e a obrigatoriedade de todas as disciplinas na grade).

A SEEDUC informou que a disciplina de Artes será garantida no segundo ano do ensino médio; argumentamos, mas afirmaram ser impossível ter a disciplina de Artes em todas as séries para 2018.

Questionamos, também, que as professoras continuarão a trabalhar em 4/5 escolas e que é necessário tratar essa questão para evitar que isso ocorra em 2018. Com isso, a SEEDUC se comprometeu em marcar uma reunião específica com professoras de Espanhol e Artes por volta do dia 20/10.

Além disso, foi agendado uma reunião sobre a grade no final de novembro, tratando, especificamente, da grade com 2 representantes de todas as disciplinas.

Questionamos o desmonte das salas ambientes de Artes – a SEEDUC informou que foi um pedido das direções, visando abrir mais turmas. Reafirmamos que somos contrários a essa política e que a comunidade deve ser ouvida, principalmente os professores de Artes e os alunos. A Secretaria se comprometeu em fazê-lo.

Por fim, a grade para 2018 será publicada no final de outubro.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450