Saúde e DDHH
25/10/2017
Informes sobre reunião do Sepe com a Seeduc que discutiu devolução de descontos
A direção do Sepe vem denunciando há vários meses os descontos que estão sendo feitos, mensalmente, nos contracheques dos profissionais de educação da rede estadual.
Encaminhamos à Seeduc, conforme foi solicitado pela própria instituição, vários contracheques, comprovando o desconto.
A Seeduc apresentou as seguintes respostas na reunião de 06/10/2017:
1) Os profissionais que tiveram descontos devido a erros no sistema tiveram devolução em setembro e outubro;
2) A Seeduc descontou 17 dias na greve de 2016 (17 a 30 de junho), pois o governo ganhou uma liminar na Justiça, autorizando o desconto. Aqueles profissionais que não tinham margem de desconto em folha tiveram seu desconto feito de forma parcelada no salário e auxilio alimentação e alguns estão tendo desconto ainda em 2017.
O Sepe informou, por sua vez, que houve compromisso da Seeduc, por meio da ALERJ, com a mediação do líder do governo, de que os descontos relativos a esses 17 dias seriam devolvidos, assim como não seria efetuado o desconto dos meses seguintes. No entanto, a Seeduc não descontou o mês de julho, mas não devolveu os valores relativos aos 17 dias até agora.
Por ultimo, questionamos, mais uma vez, que mesmo aqueles  professores que realizaram a reposição  não tiveram devolução. A Seeduc informou “que foi aberto processo pela Superintendência de Gestão, em 25/09/17, e encaminhado às diretorias regionais pedagógicas que todos os documentos recebidos pelas escolas sejam acostados aos processos. Em virtude do número de processos (algumas regionais ultrapassam dez volumes), a data de devolução dos processos foi adiada para o dia 06/11/17”. A direção do Sepe argumentou que essa data está muito próxima do final do ano, mas eles disseram que dará tempo.
Continuaremos a cobrar a devolução de todos os  valores, assim como o pagamento do Enquadramento por Formação!
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450