Saúde e DDHH
27/08/2018
Plenária pedagógica e de mobilização da rede municipal do Rio: Veja o que foi discutido e as resoluções
No dia 25 de agosto, o Sepe realizou a Plenária pedagógica e de mobilização para a greve de 48 horas da rede municipal do Rio, nos dias 12 e 13 de setembro. O evento foi realizado na Uerj. Veja o que foi discutido:
 
PAUTA:
1) Informes gerais: 
Apresentação da candidatura de Ulisses Silva ao PREVIRIO.
 
2) BNCC e Orientação curricular na rede municipal do Rio:
Apresentação da profª Ligia Aquino e abertura do debate.
A discussão dará base à confecção de um material específico sobre o tema, aprovado na assembleia da rede municipal do RJ, do dia 08/08.
 
3) Mobilização da rede para a greve de 48h dias 12 e 13 de setembro:
Informes das regionais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – visitas às unidades escolares, atividades no dia 12/09 e assembleias locais.
 
Núcleo de Estudos da educação infantil com a temática da violência, dia 01/09, no CE Heitor Lira.
 
Debate e propostas:
 
Confeccionar um material da capital com o calendário das regionais.
 
Reunião nas CREs sobre a orientação curricular – o sindicato deve orientar a inscrição dos professores no sentido de levantar contrapontos à BNCC, às orientações curriculares e ao modelo de avaliação centralizada da SME.
 
Propostas apresentadas já aprovadas pela diretoria do Sepe Central:
 
Chamada de rádio para convocar a greve de 48h, gravações de solidariedade às lutas das redes em greve e à rede municipal do Rio, participação no Grito dos Excluídos com panfletagem e faixas, carta à comunidade escolar e à população sobre a situação da educação na prefeitura de Crivella, colagens sobre a greve de 48h, filmagens das falas das professoras convidadas nas atividades do SEPE sobre a BNCC.
 
Plenária do dia 10/09 – a plenária reforçou a importância da plenária para a construção de ações unificadas de toda a educação no estado.
 
Propostas a serem encaminhadas à diretoria do Sepe central:
 
No dia do ato, contratar um carro de som mais potente do que o utilizado nos atos anteriores.
 
Assembleia no horário da manhã.
 
Proposta de percurso: ato na prefeitura com o MUDSPM e logo depois seguir em direção à Central do Brasil para
finalizar o ato público – houve destaque no percurso proposto
 
Discutir uma parada para o almoço entre a assembleia e o ato – houve destaque nesta proposta.
 
Sugestão de data para o conselho deliberativo da rede municipal do Rio – dia 11/09.
 
Sobre os materiais do SEPE:
 
Utilizar o termo TRANSFORMAÇÃO DO CARGO DO AEI para professor e não readequação.
 
Calendário de luta das regionais para a greve dias 12 e 13/09/18
 
Dias 12 e 13 de setembro é greve! E a assembleia do dia 08 de agosto decidiu que no dia 12 faremos lutas descentralizadas, em várias partes do Rio de Janeiro, onde se encontram as regionais do nosso sindicato. Estas serão responsáveis por dinamizarem a luta, ocupando as escolas das regiões para que mais companheir@s se somem à luta. Nosso sindicato na cidade do Rio de Janeiro se organiza em nove regionais.
 
Regional 1(sede:Largo do Machado, nº 29 - sala 1120) – dia 12/09: panfletagem no Largo do Machado sobre as causas da nossa mobilização e as condições da educação municipal.
 
Regional 2 (sede: Rua Carolina Machado, 380 - 2º andar - Sala 206) – a direção local ainda irá se reunir para definir a dinâmica da região.)
 
Regional 3 (Rua Conde de Bonfim, nº 297, sala 1.108 – Tijuca) – 12/09: Concentração a partir de três centros aglutinadores, às 7h: Grande Méier, Tijuca e Inhaúma. Desses pontos sairão os educadores para as visitas às escolas para mobilizar mais trabalhadores da educação. Às 17h,  ato público na Praça Saens Peña.
 
Regional 4 (sede: Rua Cardoso de Moraes, 145/Sala 1007 – Bonsucesso) : 12/09: Visita as escolas. 10h: aula pública na Praça das Nações. 15h: Assembleia local.
 
Regional 5: 28/08 (terça) às 12h: agitação no calçadão de Campo Grande com as pautas reivindicatórias da educação e questionamento da BNCC. Recolhimento de assinaturas contra a BNCC. Ainda acontecerá reunião de direção da regional para definir o dia 12/09.
 
Regional 6 (sede: Est do Tindiba, 2395 SL 302 - Jacarepaguá / Taquara) e Regional 7 (sede: EST. Do Galeão, 2715 /205 – Ilha do Governador)- ainda não definiram calendário.
 
Regional 8 (Rua Maravilha, 533, Bangu): 29/08: audiência com a coordenadora da 8 CRE. A direção da regional ainda irá se reunir para definir a programação do primeiro dia da greve 48h.
 
Regional 9 (sede: Rua Felipe Cardoso, 166 - sala 304 Centro de Santa Cruz) 12/09: junto com um grupo de aposentados farão uma agitação pública no calçadão de Santa Cruz com panfletagem de materiais. Nesse período de mobilização circulação do carro de som com chamada para a greve de 48h. Visitas as escolas.
 
Participe da sua regional. Acompanhe as informações das regionais nos veículos de comunicação delas, página do face, blog, site... Venha construir uma greve de advertência forte.
 
 
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450