Saúde e DDHH
03/05/2019
Comissão de Responsáveis de alunos do Colégio Pedro II (São Cristóvão) divulga nota de repúdio contra corte de recursos da educação
A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis de aAlunos do Colégio Pedro II (Campi São Cristóvão) divulgou nota de repúdio contra o corte de verbas para as Instituições Federais de Ensino (IFES), anunciado pelo MEC ao longo desta semana. Os responsáveis lembram na nota que a luta contra o sucateamento do ensino público no país é fundamental para o desenvolvimento do país. Veja o texto da nota abaixo:
 
NOTA DE REPÚDIO
 
A Comissão de Mães, Pais e Responsáveis de Alunos dos Campi São Cristóvão do Colégio Pedro II
repudia o corte de verba para as Universidades Públicas, Institutos Federais e Colégio Pedro II.
 
Tirar recursos da educação pública é o que não pode acontecer e nem podemos aceitar!
 
Já temos um orçamento comprometido e reduzido ao longo desses anos que já afetam em muito às Instituições Federais !
 
A decisão do governo agora de cortar 30% da verba já prevista e aprovada para esse ano atingirá as verbas de custeio e investimento comprometendo os serviços de segurança, limpeza, pagamento de luz, água , telefone , a realização de obras e reformas.
 
O que se pretende com isso? Inviabilizar o funcionamento das Instituições por falta de infraestrutura? Acabar ou retardar projetos de pesquisa porque não terão onde funcionar? Inviabilizar a permanência dos estudantes nesses espaços porque esse também dependem de serviços que serão afetados, como o funcionamento dos bandejões além da estrutura do local , o pagamento de terceirizados que trabalham nessa área?
 
O Colégio Pedro II que é equiparado aos Institutos Federais ,IFS, será afetado por essa medida de corte. Teremos o dia a dia da escola afetados de forma impactante!
 
O governo com essa medida demonstra mais uma vez que desvaloriza a Educação pública, e pior, quer simplesmente desmontá-la, sucateá-la, até ficar sem condições de funcionamento e aí, talvez, propor sua privatização como salvação!
 
A Educação precisa de investimentos maciços e não de cortes!
 
Precisamos dizer e reafirmar a necessidade de termos uma Educação pública com investimentos, recursos para as Universidades e Institutos Federais para que esses continuem a ser espaços de conhecimento, saber, pesquisa, e que tem importante papel no desenvolvimento do nosso país.
 
Não aos cortes de verba!
 
Ass:
Comissão de Mães, País e Responsáveis de Alunos dos Campi São Cristóvão do Colégio Pedro II
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450