Saúde e DDHH
07/05/2019
Plenária de organização da greve geral do dia 15 de maio se reuniu ontem (dia 6/5)
No dia 6 de maio de 2019, ocorreu a Plenária para construção da Greve Geral do dia 15 de maio, com uma presença grande de entidades do setor da Educação, movimentos sociais e diversos ativistas no SinproRio. A reunião foi coordenada pelo SinproRio e Sepe, foi iniciada com uma rodada de informes das entidades para mapear as categorias que já tem atividades programadas e as que já aprovaram aderir à Greve da Educação. Foram tiradas as seguintes deliberações: 
 
. Realização de campanha de convocação para a Greve Geral do dia 15/5, incluindo cartazes, lambe-lambe, chamadas de rádio;
 
. Buscar realizar uma comunicação unificada na internet e redes sociais, incluindo todos os informes de atividades previstas e reunindo todos os materiais de registros em fotos e vídeos durante os atos do dia 15/5; 
 
. No dia 15/5, são prioridades do conjunto das entidades e movimentos a realização de atividades descentralizadas pela manhã e a concentração para um grande ato no centro do Rio. A orientação é que façamos atos locais (bairros, municípios, regiões) na parte da manhã, desde às 06h. O ANDES e o movimento estudantil universitário se propõem a organizar um "Educação na Praça" nos moldes do que é o “Universidade na Praça”, que seria realizada na Praça XV e na Praça Arariboia. É importante que outras entidades se envolvam. Às 14h, seria realizada uma aula pública sobre Previdência proposta pelo Sepe.
 
. O ato está marcado para concentrar às 15h na Candelária e sair às 17h, no máximo 17h30min, rumo à Central do Brasil pela pista do canto, ou pelas duas pistas da Av. Presidente Vargas; deverá contar com um grande carro de som para falas durante a concentração e para apoio e palavras de ordem durante o percurso; ao final, falas e panfletagem na Central do Brasil;
 
. Foram criadas cinco comissões para organização geral, que devem atuar de modo coordenado: Mobilização, Comunicação, Finanças e Estrutura, Segurança e Apoio ao Movimento Estudantil. 
 
. Comissão de Mobilização: fazer contato com as regiões do estado para mapear onde terá atividades prévias e quem vem para o ato do fim do dia (para termos uma expectativa de público), agitação e propaganda.
 
. A comissão de Comunicação tem entre suas tarefas:  fechar uma faixa unitária de abertura do ato, panfleto unificada, construir uma identidade visual da Educação do Rio para a partir disso criarmos uma página no Facebook com um Instagram para ser o espaço de publicação e divulgação de todas as atividades referentes ao 15M. 
 
. Comissão Finanças e Estrutura: responsável por garantir a estrutura e finanças do ato.
 
. Segurança: para observar o território, trajeto, diálogo com a PM e com possíveis agitadores. 
 
. Auxílio aos Movimento Estudantil: ver junto às entidades do movimento suas demandas para transporte e organização e como viabilizá-las. 
 
Entidades e movimentos presentes: SinproRio, Sepe, Sindpefaetec, Sindscope ,Sinasefe, ANDES, CUT, CSP-Conlutas, Intersindical, Sintuff, Sintufrj, Sintifrj, Adufrj, ADCPII, Aduff, Asduerj, Emancipa, Estudantes  Uerj, Estudantes UFRJ, Estudante UNIRIO, Mandato Glauber, Mandato Dani Monteiro, Mandato Cinco, UEE, UNE, Ubes, Muca,ANPG, FNP, FENET, UP, Kizomba, Levante, UJS, Correnteza, AERJ, Juntos, Rua, Movimento Mulheres em Luta.
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450