Saúde e DDHH
28/10/2019
Editora UFRJ lançará livro sobre Escolinha de Arte do Brasil
Em comemoração ao aniversário de Augusto Rodrigues (1913–1993), fundador da Escolinha de Arte do Brasil (EAB), que em novembro faria 106 anos, a Editora UFRJ lançará o livro Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado, organizado por Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma, com prefácio do artista plástico Victor Arruda. O lançamento acontecerá no dia 14 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo.
         
O livro, que celebra os 70 anos da EAB, comemorados em 2018, é uma homenagem  ao artista plástico, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista, fotógrafo, jornalista, poeta e, acima de tudo, educador apaixonado, interessado em implantar no Brasil uma experiência de educação criadora, tendo a arte como inspiração. A publicação apresenta toda a trajetória da Escolinha, desde a sua concepção, com depoimentos de ex-alunos e integrantes da equipe em diferentes gerações. Vale ressaltar que a Escolinha de Arte do Brasil ainda hoje serve de modelo e é o que de mais importante foi feito no campo da educação através da arte no país.
 
Através de uma educação inclusiva, com seu espírito aberto e não diretivo, a EAB sempre teve como foco promover a ampliação do repertório artístico da criança, incorporando elementos da cultura popular brasileira, suas manifestações, seus saberes e tradições, a fim de intensificar o diálogo entre as diferentes modalidades artísticas. Primeira do gênero no Brasil, a EAB teve o incentivo de grandes educadores, como Anísio Teixeira e Helena Antipoff, e o entusiasmo da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria praticada no Brasil estimulando seus pacientes a se expressarem através do fazer  artístico. 
 
Professor, filósofo, assistente de pesquisa de Anísio Teixeira, editor e arte-educador, Jader de Medeiros Britto recebeu, em 1998, a Medalha Comemorativa Augusto Rodrigues no aniversário de 50 anos da Escolinha de Arte do Brasil, como uma das personalidades homenageadas por sua contribuição para o processo de educação através da arte no Brasil. Foi um dos organizadores do volume Educação e universidade (1999), de Anísio Teixeira, e do Dicionário de Educadores no Brasil (2002), ambos publicados pela Editora UFRJ. 
 
Alexandre Palma é pós graduando em Arte e Filosofia na PUC Rio, artista plástico, cineasta e professor adjunto de Artes Visuais na UFRJ. É presidente da Chave Mestra, Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa e um dos coordenadores do projeto Arte na Escola na Escolinha de Arte do Brasil.
 
"Escolinha de Arte do Brasil: legado e memória" de Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma (Org.)
Editora UFRJ, 2019
168 p. 11x15,5cm, R$ 25,00
ISBN 978-85-7108-000-0
 
Lançamento: 14/11/2019, 19h, Livraria da Travessa, R. Voluntários da Pátria, 97, Botafogo
Noite de autógrafos com participação especial do artista Victor Arruda, autor do prefácio do livro.
Assessoria de Imprensa: Maria do Socorro Moura – maria@editora.ufrj.br 
Tels. (21) 3938-5486 / 99296-6806
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450