Página Inicial História Estrutura Jurídico Sindicalização Estatuto
Ouvidoria EAD
Saúde e DDHH
Fale com o Sepe
18/07/2020
Nota sobre o uso indevido do nome do Sepe no apoio à política de flexibilização ao combate à pandemia

O Sepe tomou conhecimento de que a SME-RJ está usando o nome do sindicato em materiais oficiais, em uma tentativa de corroborar a política de reabertura da prefeitura das atividades presenciais na rede municipal de educação.

O Sepe-RJ desautoriza o uso do nome do sindicato para legitimar a reabertura precipitada das escolas. Esclarecemos que o Sepe não aceita a volta das atividades presenciais de nenhum setor da educação enquanto a pandemia de covid-19 não estiver controlada, a partir da aferição de órgãos sanitários devidamente reconhecidos, como a Fiocruz e universidades públicas.

A nossa posição inclusive tem sido apresentada claramente nas reuniões do Grupo de Trabalho (GT) que a própria SME-RJ montou e no Subcomitê de protocolos sanitários para discutir possíveis protocolos para essa atuação.

Esclarecemos, também, que a mesma posição do sindicato vem sendo formalizada em todos os demais fóruns públicos, tais como nas audiências públicas da Comissão de Educação da Alerj, e também em nossas redes sociais, na Internet, e na imprensa, em inumeráveis matérias, em todas as mídias.

Ou seja, nossa posição é pública e notória - assim, repudiamos o uso do nome do sindicato para corroborar a política de flexibilização do combate à pandemia; política, reforçamos, que consideramos profundamente equivocada.

Para não deixar dúvidas à categoria e demais integrantes da comunidades escolar, setores institucionais, entidades sindicais, sociedade em geral e imprensa, esclarecemos que nossas posições a respeito do combate ao covid e demais discussões estão, oficialmente, expostas em nossos canais oficiais de comunicação, qual seja:

SOMOS CONTRA A REABERTURA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS ENQUANTO A PANDEMIA NÃO ESTIVER CONTROLADA E OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, ESTUDANTES, PAIS E RESPONSÁVEIS NÃO CORREREM RISCOS DE VIDA – CONTROLE ESSE AFERIDO POR INSTITUIÇÕES SANITÁRIAS E CIENTÍFICAS, TENDO À FRENTE A FIOCRUZ.

Qualquer informação diferente disso, nesse momento, trata-se de uma mentira e será tratada pelo Sepe dessa forma.

Informamos, também, que requisitaremos à SME-RJ a retirada dessa informação equivocada sobre o sindicato.

Diretoria do Sepe-RJ
 

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450