Página Inicial História Estrutura Jurídico Sindicalização Estatuto
Ouvidoria EAD
Saúde e DDHH
Fale com o Sepe
16/09/2020
DISCUSSÃO CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DO RJ: FAZER VALER O DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA!
No dia 03/09 a audiência do Sepe com a SME RJ tratou da greve pela vida e da reorganização curricular do ano letivo 20/21 devido à pandemia, discussão em curso no Conselho Municipal de Educação.
 
O sindicato cobrou a abertura de um amplo debate com a comunidade escolar sobre o Currículo Carioca, aproveitando o momento de encontros pedagógicos virtuais realizados pelas unidades escolares. Aprovado com ressalvas em janeiro de 2020, a deliberação 37 do CME RJ estabelecia um processo de discussão e de experiência com o currículo no chão da escola, pois isto não havia ocorrido após a primeira sistematização no final de 2018. Durante o ano de 2019 o Sepe requereu insistentemente essa pauta sem sucesso. Com o advento do COVID 19, a discussão não aconteceu, mas o conselho de educação já começava a análise da minuta sobre a reorganização curricular para o novo momento da pandemia. Após a audiência com o Sepe, a SME publicara ofício com calendário de discussão nas escolas sobre o Currículo Carioca, atendendo a reivindicação do sindicato. 
 
O currículo é um tema central para uma escola pública de qualidade, plural, laica e democrática como defende o Sepe. É preciso ampliar o debate curricular nas unidades escolares nesse momento através dos meios virtuais. É obrigação da SME RJ fomentar a discussão, realizando-a, de fato, democraticamente e resguardando os protocolos e a vida da comunidade escolar diante da pandemia ainda grave na cidade do Rio. Por isso, nos preocupa que a circular E/SubE nº14/2020 tenha admitido reuniões presenciais, algo totalmente repudiado pelo sindicato e já reclamado à SME.
 
É fundamental a construção de uma análise crítica pela categoria sobre o Currículo Carioca e a Reorganização Curricular para essa época de pandemia. Que pode se estender para além de 2021. Assim a discussão não pode se tornar um referendo à proposta aprovada pelo CME RJ. Discuta conceitualmente o currículo, a BNCC e a sua relação com o documento aprovado em janeiro de 2020. Faça reuniões com a comunidade escolar e por áreas de conhecimento. Elabore um documento, e envie suas considerações à SME e ao SEPE RJ. Faça valer conquistas das legislações educacionais como a gestão democrática e a autonomia pedagógica.
 
O Sepe, para contribuir com o aprofundamento do debate curricular, convida os profissionais da educação a acompanharem as redes sociais do sindicato que trazem os posicionamentos acumulados pela categoria. 
 
Com esse objetivo realizará uma live na TV SEPE sobre O CURRÍCULO CARIOCA E A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DO RJ PARA OS TEMPOS DE PANDEMIA no dia 22 de setembro de 2020, às 17h, com a presença de Maria Luísa Sussekind (UNIRIO) e Adriana Corrêa (UERJ/Rede municipal RJ).
Envie o documento elaborado em sua escola para http://recepcao@seperj.org.br (SEM CEDILHA E SEM TIL)
 
Participe!
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450