Página Inicial História Estrutura Jurídico Sindicalização Estatuto
Ouvidoria EAD
Saúde e DDHH
Fale com o Sepe
22/10/2020
COLÉGIO ESTADUAL EM JACAREPAGUÁ FECHADO APÓS CONFIRMAÇÃO DE CASO DE COVID-19 DEPOIS DA REABERTURA NO DIA 19 DE OUTUBRO

O Sepe RJ acompanha o caso do Colégio Estadual Maria Therezinha de Carvalho Machado (Jacarepaguá), que foi fechado pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) após a confirmação de testagem positiva em pelo menos um servidor da unidade. Em nota, a SEEDUC confirmou que um diretor adjunto da escola testou positivo para Covid-19 na manhã de ontem (terça-feira, dia 21 de outubro) e outros quatro funcionários da unidade afirmaram apresentar sintomas da doença.

Segundo a mesma nota da Secretaria, as atividades da escola estão suspensas e a unidade passou por uma “sanitização”. Segundo a secretaria, a unidade escolar seguirá sem aulas presenciais, mas continuará aberta para entrega de material didático e kits de alimentação para os estudantes. A SEEDUC também informou que os funcionários que apresentaram sintomas foram encaminhados para avaliação médica na Clínica da Família Dr. Mário Pires da Silva, no Campinho.

A notícia do fechamento do CE Maria Therezinha Carvalho Machado por causa da contaminação de profissionais de educação da unidade não causa surpresa ao Sepe RJ que, desde o anúncio da intenção do governo estadual de reabertura das escolas da sua rede para atividades presenciais e volta às aulas – como ocorreu no dia 19/10 para estudantes da 3ª série regular e alunos do último ano de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – poderia colocar em risco a vida dos integrantes da comunidade escolar.

Por causa disto, os profissionais da rede estadual resolveram não acatar a convocação do governo do estado para a volta presencial das aulas e entraram em greve pela defesa da vida no dia 01 de agosto. Em nova assembleia realizada no último dia 10 de outubro a categoria ratificou a decisão anterior e votou maciçamente pela manutenção da greve e pelo não retorno das atividades até que as autoridades sanitárias apresentem um parecer favorável a respeito do controle da pandemia no estado do Rio de Janeiro.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450