Saúde e DDHH
17/07/2012
Com o ajuda da PM, SEEDUC interdita Instituto de Educação de Nova Iguaçu e não reconhece eleição


A Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) interditou hoje (17/07) o Instituto de Educação Rangel Pestana de Nova Iguaçu. A PM foi convocada pela SEEDUC e não deixa nenhum profissional ou aluno entrar desde cedo. O instituto sofre interdição da Secretaria desde maio, quando a diretora foi afastada, contra a vontade da comunidade escolar. Na sexta, dia 13, a comunidade escolar realizou uma eleição para eleger uma nova diretoria - apesar de a SEEDUC não reconhecer o pleito e tentar impor um interventor.

Na foto, entrada do Instituto de Educação, interditado com auxílio da força policial.

A chapa encabeçada pelo professor Altair foi eleita e o resultado já foi protocolado na Metropolitana 1, como manda a lei. Professores, funcionários administrativos, pais e responsáveis devem realizar uma manifestação hoje, exigindo a reabertura da escola e o reconhecimento da eleição pelo governo.

O instituto é um dos mais tradicionais da rede estadual, tendo cerca de 3 mil alunos. A unidade foi uma das primeiras do país a eleger sua diretoria diretamente pela comunidade - a ironia é que este ato democrático vem sendo impedido pelo atual secretário de Estado, Wilson Risolia.

Os alunos também denunciaram no Ministério Público a postura do supreintendente da rede, Paulo Fortunato, que xingou estudantes em uma reunião na escola, na sexta-feira.

O Sepe Nova Iguaçu está acompanhando a situação, apoiando, de modo irrestrito, a comunidade escolar.

Mais informações no site do Sepe NI.

Assine a petição eletrônica em defesa do Instituto de Nova Iguaçu.


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450