Saúde e DDHH
01/08/2012
Comissão de Educação da ALERJ realiza audiência pública para discutir as exonerações nas direções da escolas estaduais


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) defendeu a eleição direta para a escolha dos diretores das escolas da rede estadual de ensino. A afirmação foi feita pelo presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), nesta quarta-feira (01/08), durante audiência pública realizada na Alerj. “A comissão quer um ambiente democrático dentro das escolas. A questão da eleição direta para diretor é exitosa em vários municípios, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, onde se conciliou o mérito, a qualificação e o preparo com a liberdade de escolha da comunidade escolar”, apontou o parlamentar.

A direção do Sepe esteve presente e criticou as centenas de exonerações das diretorias das unidades, que estão ocorrendo na rede desde o ano passado; o Sepe criticou também que desde 2003 a rede não realiza eleição direta, abrindo espaço para as indicações políticas, a partir de critérios pouco transparentes. Dezenas de profissionais e alunos do IERP Nova Iguaçu, que sofre intervenção da SEEDUC desde maio, também compareceram.

o presidente da Comissão de Educação defendeu também que a comunidade escolar é o setor que mais conhece a escola no momento de escolher a direção: “Entendemos que quem tem que indicar um diretor de escola é a própria comunidade escolar, ninguém melhor que o usuário para definir quem deve assumir esse posto. Acho que ambiente para avançarmos, conciliando o mérito com a questão da eleição direta para diretores de escolas”, disse.

Durante a audiência, a comissão pediu à Seeduc um relatório com o número de todas as mudanças que foram feitas na gestão das escolas, em quais unidades houve trocas e quais os reais motivos dessas mudanças. Os deputados Pedro Fernandes e André Lazaroni, ambos do PMDB, André Correa (PSD), Paulo Ramos e Luiz Martins, do PDT, e Robson Leite (PT) também participaram da audiência.

Pela SEEDUC compareceu o subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Luiz Becker.

Parte da matéria retirada do Site da ALERJ.


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450