Saúde e DDHH
22/10/2012
Rede municipal do Rio: Sepe convoca para audiência pública sobre orçamento da educação municipal na quarta (dia 24/10)


O Sepe convoca os profissionais da rede municipal do Rio para uma audiência pública que será realizada namara dos Vereadores, a partir das 9h30m e que terá como pauta o orçamento da educação municipal. Neste dia, o Sepe entregará uma carta a todos os vereadores, com denúncias sobre a falta de investimentos na educação municipal e sobre as condições de trabalho na rede.



Veja abaixo o teor do documento, que denuncia também a reestruturação nas escolas planejada pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária de Educação Claudia Costin:



Carta aos Vereadores



A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro está preparando uma reestruturação da rede de ensino para o ano de 2013.



A proposta é baseada na segmentação das escolas por séries. As escolas serão divididas em “Casa de Alfabetização” (que terão turmas do 1º aoano), “Primário Carioca” (com turmas do 4º aoano) e “Ginásio Carioca” (com as turmas do 7º aoano).  As turmas de educação infantil ficarão nos Espaços de Desenvolvimento Infantil



Tais mudanças significam um retrocesso pedagógico e um ataque à educação pública de qualidade. 


Vários profissionais serão removidos das escolas prejudicando o trabalho que desenvolvem há anos com a comunidade escolar.


Alunos terão que mudar de escolas. Muitos da mesma família ficarão em unidades escolares diferentes. A cada três anos os responsáveis terão que travar uma dura batalha para garantir vagas aos seus filhos.


Ao segmentar a rede de ensino, o governo se isenta de garantir a educação básica completa a população.


Cabe ressaltar que profissionais alunos e responsáveis não foram consultados sobre tais mudanças.  


A Câmara dos Vereadores é fundamental nesta discussão. Por isso, solicitamos que os vereadores realizem uma audiência pública, para que possamos debater a reestruturação da rede de ensino pública da cidade do Rio de Janeiro com a população. 


Atenciosamente,


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação.
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450