Saúde e DDHH
30/10/2012
Rede municipal: mobilização faz SME recuar na proposta de reestruturação de escola na Ilha do Governador


A Regional VII do Sepe informa em seu site que a comunidade da Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas obteve uma vitória parcial importante contra a política da SME de reestruturação de escolas. Depois que a direção da Regional realizou um levantamento das escolas marcadas para as mudanças no próximo ano, a comunidade desboriu que a Orlando Dantas passaria de escola de EI a 9º ano para escola que atenderia apenas do 4º ao 6º ano. Ao tomarem conhecimento deste fato o segmento dos professores da unidade se reuniu com a Regional VII e tomaram as seguintes medidas:

- produziram um documento manifestantdo o posicionamento crítico e desfavorável à mudança;

- os alunos e responsáveis receberam esclarecimentos dos professores da escola e rechaçaram as mudanças;

- A Regional produziu um panfleto para os responsáveis com denúncias e panfletou durante um evento que reuniu a comunidade;

- A Regional também procurou associações de moradores dol local para que ajudassem na mobilização;

- A Regional também foi ao Ministério Público com as denúncias;

- A Regionanl pressionou junto com os profissionais e conseguiu marcar audiências com a 4ª CRE

Depois de alugmas reuniões e a movimentação dos profissionais e da comunidade, o governo teve que recurar em sua proposta original. A resstruturação foi redefinida e, agora, a escola atenderá do 3º aoano.

A vitória, ainda que parcial, foi muito importante para mostrar que é possível sim barrar as arbitrariedades da SME e da prefeitura em seus planos de destruição das escolas municipais. Uma prova de que categoria e comunidades escolares devem se preparar para se organizar, mobilizar e criar estratégias de luta capazes de mudar o panoraram e parar com a política anti-democrática e privatizante da prefeitura do Rio de Janeiro para com a rede municipal.

Mais informações no link:

http://regional7.wordpress.com/rede-municipal/mobilizacao-sempre-e-o-caminho/


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450