Saúde e DDHH
07/11/2012
Sepe Vassouras está promovendo durante novembro Mês da Consciência Negra


O Sepe Vassouras, em parceria com a Associação Afrodescendente Cultural Manoel Congo, promoverá o Mês da Consciência Negra dos dias 5 a 24 de novembro, que terá o seguinte tema: OI Quilombo das Matas de Santa Catarina. Durante o mês de novembro, serão realizados oficinas de jongo, palestras, desfiles, exposições e outras manifestações culturais em diversas localidades do município de Vassouras. Veja abaixo o manifesto popular do Mês da Consciência Negra.

MANIFESTO POPULAR

CONVOCAMOS A POPULAÇÃO VASSOURENSE:

negra, branca, mestiça e indígenamulheres, homenscrianças, adolescentes e jovens.

CONVOCAMOS as professoras e os professores, estudantes, as donas de casa, os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, líderes das diversas organizações comunitárias, culturais e religiosas, os artesãos e artesãs, artistas das diversas categorias.

CONVOCAMOS TODOS os que acreditam na necessidade de uma Vassouras melhor, todos os que estão dispostos  a contribuir para reinventar Vassouras e construir o bem coletivo.

CONVOCAMOS TODOS os que querem construir a igualdade não só de direitos, mas principalmente de acesso aos bens culturais, materiais e imateriais, ao trabalho, à saúde, à educação, à moradia e ao saneamento.

COVOCAMOS TODOS os que entendem que a igualdade se constrói Respeitando as diferenças, para participarem ativamente do MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 

Celebrando a insurreição negra –  O QUILOMBO DAS MATAS DE SANTA CATARINA  que consagrou os heróis estaduais e do município de Vassouras: MANOEL CONGO E MARIANNA CRIOULA.

PROPOSTAS:

Para criar uma Vassouras melhor e mais justa, propomos:

1.º Reivindicar o efetivo cumprimento das leis 10639/03 e 11645/08 nas escolas públicas e particulares de Educação Básica e Ensino Superior.

2.º Inserir o mês da Consciência Negra e a insurreição negra do “Quilombo das Matas de Santa Catarina” no Calendário Oficial, Cultural e Turístico de Vassouras.

3.º Instituir o dia 06/09 como o Dia Municipal da Consciência Negra em Memória do enforcamento de Manoel Congo.

4.º Criar, em Vassouras, um Centro de Referência da Memória Afro-brasileira no Vale do Paraíba.

Enfim, construirmos um instrumento em defesa do povo. 


Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450