Saúde e DDHH
24/06/2016
Nota do Sepe Teresópolis

REDE ESTADUAL EM GREVE | NOTA  EM APOIO ÀS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE 2011


Em janeiro de 2011, muitas pessoas em Teresópolis sofreram, na pele, a consequência nefasta do descaso do poder público municipal: fortes chuvas provocaram grandes deslizamentos de terra em diversos bairros da cidade. Essas áreas, geralmente encostas de grandes montanhas ou margens de rios, locais de alto risco, foram ocupados ao longo dos anos sem qualquer fiscalização ou acompanhamento do poder público.

Pelo contrário, para atender interesses eleitorais, os governos municipais ignoraram, propositalmente, o problema que eles ajudaram a criar. O que ficou claro, em seguida, foi de gravidade equivalente. A incompetência dos poderes governamentais, que não possuíam qualquer plano de contingência para o atendimento imediato a@s vitimad@s. A sucessão de absurdos foi mantida e não se encerrou em 2011. Hoje, aquel@s que sofreram diretamente os efeitos dessa tragédia, são obrigad@s a revivê-la, graças ao inoperante desgoverno do Estado.

A desesperança e a absurda condição de não ter onde morar, suavizadas pelo pagamento do Aluguel Social, assombram novamente aquelas pessoas, pois, atualmente, o repasse do valor do aluguel foi suspenso.As verdadeiras razões para suspensão do repasse foram apresentadas em decreto recente do Governador Francisco Dornelles (PP). O Estado do Rio privilegia os contratos com as grandes empreiteiras e com o Comitê Olímpico em detrimento da população mais carente. Prefere manter sua política de isenções fiscais a garantir direitos fundamentais à sua população.

Os profissionais de educação do município de Teresópolis entendem que viver na cidade e ter acesso à moradia digna é um direito fundamental e se juntam a tant@s outr@s para exigir que o Governo do Estado seja responsabilizado pelo que vem acontecendo.  Portanto, somos solidários a tod@s que lutam pelo direito fundamental à moradia, em especial àquel@s que sentiram na pele os efeitos da tragédia humanitária que se iniciou em 2011 e continua sem solução.


 


SEPE Teresópolis

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 55 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2195-0450