Municipal, Sem categoria, Todas

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO DO PREVI-RIO (PREFEITURA RJ) – SEPE INDICA A CANDIDATA JANE CASTELLO (Nº 4)

Este ano, de 4 a 10 de setembro, a prefeitura do Rio de Janeiro fará a eleição do Conselho de Administração (CAD) do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Previ-Rio), autarquia que administra o fundo previdenciário (Funprevi) do funcionalismo. Os servidores municipais têm o direito a voto, bastando se cadastrar no portal www.carioca.rio, da prefeitura (ao final dessa matéria, veja os cards com o passo a passo para o servidor votar).

Trata-se de uma eleição muito importante para o conjunto do funcionalismo municipal RJ, pois o Conselho, além de fiscalizar o instituto, também direciona a sua gestão administrativa e política, administrando uma soma bilionária. Por isso, é fundamental que os servidores apoiem e elejam candidatos que sustentem a transparência e o fortalecimento do Previ-Rio, tendo em vista a aplicação correta e não aventureira dos recursos e o pagamento em dia de nossas pensões e aposentadorias – fora a fundamental resistência aos ataques que visam à privatização do fundo.

A eleição vai definir, com o voto dos servidores, quem serão os quatro membros titulares e os quatro suplentes, que representarão os servidores ativos, inativos e pensionistas do município no CAD para o biênio 2020/2022.

Na eleição que acontecerá entre os dias 04 e 10 de setembro de 2020, a diretoria do SEPE RJ, em meio ao quadro dificílimo da pandemia na cidade e no país, decidiu declarar apoio político à candidatura de Jane Castello (que constará na lista como a de Nº 4).

Esse apoio se deve à sua trajetória de luta como presidente do SINCAF (Sindicato Carioca dos Fiscais de Rendas) e da FENAFIM. Mas se deve, sobretudo, à atuação coletiva com diversas entidades, inclusive o SEPE RJ; nas lutas travadas pelo MUDSPM (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais) em momentos de embates contra a reforma previdenciária em nosso estado e no Brasil; se deve à atuação dela contra o sucateamento do Previrio e pela valorização do servidor público.

Os compromissos assumidos em campanha se coadunam com as principais bandeiras do SEPE, tais como:

1) A necessidade de construção da unidade de todas as categorias funcionais, dos ativos, aposentados e dos pensionistas para defender nossos direitos duramente conquistados em décadas de trabalho e lutas sociais;

2) A preservação da autonomia previdenciária do Município e lutar contra ataques presentes e ameaças futuras à Previdência Pública;

3) A Defesa radical do patrimônio do PREVI-RIO, do FUNPREVI e do FASS;

4) O resgate do papel histórico do PREVI-RIO como agente e promotor de programas de assistência financeira e social aos servidores, como a retomada urgente do Programa de Financiamento Imobiliário e da concessão de empréstimos e créditos ao servidor, uma ferramenta ainda mais vital num momento de gravíssima crise econômica e sanitária.

5) A ampliação do controle e participação social dos servidores na gestão do PREVIRIO e nas ações de transparência, informação e divulgação sobre a gestão do PREVI-RIO, FUNPREVI e FASS, suas receitas, seu fluxo de caixa, seu patrimônio;

6) A luta pela anulação da anistia dos débitos da PCRJ junto ao PREVI-RIO/FUNPREVI, concedida pela Lei 5300/2011.

Além desses compromissos, junto ao MUDSPM, a companheira Jane Castello sempre participou das mobilizações em defesa da escola pública, gratuita, laica, democrática e qualidade.

Com isso, diante da necessidade de reforçar a representação combativa dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal para defender nossos direitos e uma Previdência Pública fortalecida, o SEPE RJ indica o voto Jane Castello (nº 4).

Como votar? Clique neste link do facebook  que contém os cards com o passo a passo para que o servidor carioca possa votar.