destaque-home, Municipal, Todas

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RJ APROVA GREVE DE 24H DIA 15/09 E FAZ ATO NA PREFEITURA

Nesta terça, 2 de agosto, assembleia da rede municipal RJ decide por nova greve de 24h dia 15 de setembro e sai em passeata para a prefeitura

A assembleia da rede municipal de educação do Rio de Janeiro se encontra em estado de greve e realizou assembleia nesta terça-feira, dia 2 de agosto, na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá (foto 1). A categoria realiza greve de 24h hoje, em protesto contra a falta de reajuste salarial desde março de 2019.

A assembleia decidiu por nova greve de 24h no dia 15 de setembro e, logo após, seguiu em passeata até a sede da prefeitura, na Cidade Nova, onde se uniu aos demais servidores municipais, em um ato unificado (foto 2). O Sepe foi recebido em audiência na SMERJ e depois será recebido pela Fazenda. O ato já terminou, mas a comissão do sindicato e militantes vai aguardar ser recebida por representantes da Secretaria de Fazenda. Assim que tivermos mais informações, divulgaremos o resultado das reuniões.

A categoria está em campanha salarial. O último reajuste ocorreu em março de 2019, portanto, há mais de três anos. O Sepe-Dieese pesquisou os índices de perdas e os dados mostram como os salários dos profissionais da educação estão arrochados: para que os salários em 1º de junho de 2022 retornassem ao mesmo poder de compra de 1º de março de 2019, o reajuste necessário sobre os salários de maio de 2022 seria de 30,15% (INPC/IBGE) e de 28,65% (IPCA-IBGE). Os dados ainda serão atualizados com a inflação de junho.

Além do reajuste salarial de 30,15%, a categoria está em luta por:

– Descongelamento dos Triênios;

– Implementação do 1/3 de planejamento extraclasse, com tratamento isonômico para toda a categoria;

– Reajuste do auxílio alimentação, congelado há 10 anos;

Ato dos servidores municipais RJ em frente à prefeitura

– Direito à migração de 40h;

– Respeito ao direito à origem para os funcionários e professores;

– Valorização dos profissionais da Educação Especial;

– Respeito à nossa carga horária (8 horas e não 9 horas, sem hora de almoço inserido nas 40h).

LEIA MAIS: