Todas

NOTA DO SEPE SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO QUE ESTÁ SENDO IMPLEMENTADO PELA SEEDUC

O Sepe repudia a medida da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) de implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. Milhares de professores, durante o período de férias, estão sendo surpreendidos ao ver suas grades de horário e identificar disciplinas estranhas ao seu conhecimento. Tal mudança ocorre sem qualquer aviso prévio aos docentes, que entraram em seu período de descanso sem a ciência das transformações.

Junto com esta mudança, foi modificada também a matriz curricular sem qualquer discussão junto a categoria. Na nova matriz, algumas disciplinas perdem tempos em algumas séries do ensino médio para dar lugar a matérias que não condizem com o espectro de conhecimento da maioria dos professores e professoras.

Estas mudanças estão ligadas a adoção de uma educação tecnicista, abandonando uma concepção de um ensino integral, na qual o conjunto dos conhecimentos são trabalhados juntos aos alunos, que a partir de agora, serão obrigados a escolher, de forma bastante precoce as áreas de conhecimento para qual desejam se especializar. Ao contrário da propaganda do governo, esta medida não oferece aos jovens a possibilidade de ter acesso ás diferentes áreas de conhecimento para que de fato possam escolher os conhecimentos que desejam desenvolver em sua vida profissional, na medida em que limita a oferta de variadas disciplinas de possibilidade de escolha dos alunos.
Desde já, o Sepe não medirá esforços na defesa dos direitos dos profissionais da educação, de modo que não haja nenhum prejuízo de carga horária e de sua autonomia pedagógica. O grupo de trabalho do sindicato sobre o Novo Ensino médio se reunirá na próxima terça-feira para discutir as medidas a serem tomadas para este enfrentamento.

Por:

LEIA MAIS: