Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

No sábado, 13 de junho, o Sepe promoveu uma plenária conjunta dos coletivos de funcionários administrativos, da Capital e Estadual, no auditório do Sindsaúde, na Cinelândia. A reunião contou com representantes de coletivos de todas as regiões do estado, que em seguida participaram de um ato público nas escadarias da Câmara Municipal em defesa do piso nacional dos funcionários administrativos. Em seguida, utilizando a camisa produzida pelo Sepe em defesa da aprovação do piso, com as cores da seleção brasileira, os funcionários gravaram cenas para um vídeo da campanha.



A reunião ocorreu na parte da manhã, mesmo em dia de partida do Brasil – 19h, com Marrocos. A Secretaria de Funcionários do Sepe decidiu mantê-la em função do cancelamento da reunião de maio, evitando um intervalo muito grande entre as reuniões dos coletivos.

O debate iniciou com informes, como sobre o avanço da privatização e a situação das merendeiras na rede municipal do Rio de Janeiro; o andamento no Senado do PL 2531 (piso nacional); o ato promovido pelos funcionários ex-FAEP no dia 02 de junho, no qual foram recebidos pelo governador em exercício; a luta da Educação Infantil pelo enquadramento nas redes municipais, entre outros.

Ao final, a reunião aprovou resoluções importantes, como a campanha pelo piso nacional dos funcionários administrativos; medidas para garantir a insalubridade às merendeiras da rede municipal carioca (adicional já pago aos terceirizados); abertura de diálogo com o TCE-RJ buscando expor a importância das merendeiras e cozinheiras e demais funcionários administrativos para a educação e o desempenho da escola; a defesa da redução da jornada para 30 horas; medidas para apoiar a luta e a visibilidade da Educação Inclusiva e dos AAEEs, com uma TV Sepe, entre outras resoluções.

A próxima reunião dos coletivos será em julho, em data a ser divulgada, e deverá tratar do calendário do segundo semestre e debater o encontro estadual dos funcionários.

Confira a galeria de fotos da plenária

SOLIDARIEDADE
Um momento importante da plenária foi a homenagem ao companheiro Roberto de Paula, funcionário da rede municipal de Cabo Frio e militante histórico do Sepe e do Coletivo de Funcionários, que atravessa problemas de saúde, tendo sido submetido a uma cirurgia de urgência. O informe da situação de Roberto foi feito pela sua esposa, Creuza, da secretaria de Aposentadas do Núcleo de Barra do Piraí. Bastante emocionada, ela relatou o tratamento, falou da cirurgia de urgência e das campanhas financeiras que estão sendo realizadas para ajudar a pagar os altos custos do tratamento.

Ao final, todos os integrantes da reunião leram uma carta e gravaram um vídeo coletivo, com mensagens de apoio ao companheiro.

Doações podem ser feitas diretamente através do PIX: 24998451585 (Banco Inter / Sandra Maria de Melo Bertagnoni) e também pela rifa promovida pelo Sepe Lagos (R$ 20,00), disponível em sepelagos.org.br/rifa


CONFIRA A HOMENAGEM FEITA NA PLENÁRIA

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SEPE-RJ (@sepe_rj)

0

A Secretaria Estadual de Funcionários do Sepe realiza, no próximo sábado (13/06), uma plenária conjunta dos Coletivos de Funcionários Estadual e da Capital. O encontro acontecerá às 9h, no auditório do Sindsaúde-RJ, localizado na Praça Floriano, 51, 18º andar, Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.

A atividade será realizada exclusivamente de forma presencial. A direção do sindicato convoca os funcionários e as funcionárias da educação a participarem do debate sobre as pautas da categoria.

Após a plenária, os participantes realizarão um ato público nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, em defesa do Piso Nacional dos Funcionários Administrativos.

Link permanente para inscrição e participação no encontro: https://docs.google.com/forms/d/1vSWguekkTwdJzG87IIqo23d6bq0Q9F155cQHibO6oic/viewform?edit_requested=true

0

Os funcionários ex-FAEP realizaram uma manifestação no Tribunal Justiça do Rio de Janeiro hoje, dia 02 de junho. O ato teve como objetivo reivindicar a regularização funcional do segmento com a migração da SEEDUC para os quadros da FAETEC. Durante o ato, os funcionários foram surpreendidos com a chegada do governador em exercício,
Ricardo Couto que, ao ver do carro as faixas e a concentração dos servidores, resolveu descer e se dirigir aos manifestantes.

Couto então, aceitou receber uma comissão de funcionários para uma audiência naquele momento e subiu com três representantes da categoria. Na reunião, ele ouviu a comissão e recebeu as reivindicações dos funcionários ex-Faep e se comprometeu com eles a apresentar uma resposta entre os dias 11 e 15 de junho.  

Hoje, os funcionários da ex-FAEP recebem um salário abaixo do mínimo e a luta é para que eles possam se enquadrar no plano de carreira da FAETEC, com salários superiores aos que eles ganham atualmente.


 

0

Os funcionários ex-FAEP estão realizando um ato na porta do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta terça-feira, dia 02 de junho. Na manifestação o segmento da categoria reivindica a regularização da sua situação funcional, com a sua migração da SEEDUC para os quadros da FAETEC. Hoje, estes funcionários recebem um salário abaixo do mínimo e a luta é para que eles possam migrar e, assim, se enquadrar no plano de carreira da fundação com salários superiores aos que eles ganham atualmente.

No momento, o governador em exercício Ricardo Couto convocou uma comissão composta de três funcionários para uma audiência.

0

Assuntos ligados aos Funcionários Administrativos, destaque-home, Todas
Celebrado em 16 de maio, o Dia Internaiconal do(a) Funcionário(a) da Educação foi criado em 2018 pela Internacional da Educação (IE) e tem como objetivo principal promover a visibilidade, a formação e a valorização do trabalho desse segmento fundamental para as escolas e demais instituições educacionais.

O Sepe, em seu estatuto, desde 1988, ampliou seus quadros de filiados para a participação dos(as) funcionários(as) administrativos(as) e mantém uma secretaria específica para a luta da categoria – atualmente, entre outras tantas reivindicações, o sindicato está totalmente mobilizado pela aprovação da lei do Piso Nacional do(a) Funcionário(a), que está tramitando no Senado.

Com isso, não temos a menor dúvida de que, para alcançar uma Educação pública de qualidade, é preciso apoiar a luta dos(as) funcionários(as) administrativos(as)!
0

O Sepe publicou mais uma edição especial do seu boletim, dedicado aos funcionários da educação. A publicação dá destaque para a análise do Projeto de Lei 2531/2021, que cria o piso nacional para profissionais da educação básica pública que exercem funções de apoio administrativo, técnico ou operacional. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está no Senado. No entanto, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da qual o Sepe é filiado, aponta que seriam necessários ajustes no projeto, de modo a evitar questionamentos posteriores e disputas judiciais que adiariam ou até impediriam sua implementação. O Boletim do Sepe apresenta estas mudanças importantes, que precisariam ser feitas através de emendas ao PL 2531.

O boletim também traz texto sobre a situação dos funcionários da Educação na rede estadual, onde a maioria recebe vencimentos abaixo do mínimo, e um resumo da audiência com o governador em exercício, Ricardo Couto, com a direção do Sepe. 

Faça o download do boletim e fortaleça a luta pelo piso nacional de funcionários
Versão para redes (PDF – A4) 
Versão para reprodução (PDF – A3)

TV SEPE especial PL 2531
Assista a TV Sepe, com representantes do Sepe, da CNTE e da assessoria jurídica do sindicato

0

Na próxima terça-feira, dia 12 de maio, a TV Sepe no you tube realizará um debate sobre PL 2531/21, que propõe a criação do piso nacional para os funcionários e tramita no Congresso. Intitulado “Piso Nacional dos Funcionários Técnicos Administrativos e Operacionais – PL 2531/2021”, o programa contará com a participação do advogado Ítalo Pires, do Departamento Jurídico do sindicato; Luciano Mathias, Claúdia Paiva e Mário Sérgio, da Secretaria de Funcionários do Sepe; e Guelda Andrade, Eduardo Ferreira e José Valdivino da CNTE.

O debate começa às 19h, com transmissão pelo canal do Sepe no You Tube, Facebook e X.
https://www.youtube.com/watch?v=9GTrJN_eEGc

0

A Secretaria de Funcionários do Sepe realizou uma plenária do Coletivo estadual de Aposentados da Educação no dia 21 de março, no auditório do sindicato. No encontro, os funcionários discutiram as estratégias de luta e de mobilização para a manutenção dos direitos e por conquistas e valorização no ano de 2026.

0

Os animadores culturais da rede estadual estão realizando uma plenária na sala Paulo Romão, no Sepe, nesta terça-feira (17). Na reunião, a categoria está discutindo as estratégias de luta e de mobilização para conseguirem que o governo do estado e a SEEDUC apresentem um projeto para a sua regularização funcional nos quadros da Educação estadual.

Há mais de 30 anos, os animadores lutam pela regularização da sua função e a consequente garantia para este segmento da categoria de todos os direitos assegurados aos servidores estatutários do governo do Estado. Atualmente, a categoria se encontra sob ameaça de demissão, depois que a Justiça determinou a extinção da função, decisão que foi reformulada depois, mas que não garantiu a regularização destes profissionais.

0