No sábado, 13 de junho, o Sepe promoveu uma plenária conjunta dos coletivos de funcionários administrativos, da Capital e Estadual, no auditório do Sindsaúde, na Cinelândia. A reunião contou com representantes de coletivos de todas as regiões do estado, que em seguida participaram de um ato público nas escadarias da Câmara Municipal em defesa do piso nacional dos funcionários administrativos. Em seguida, utilizando a camisa produzida pelo Sepe em defesa da aprovação do piso, com as cores da seleção brasileira, os funcionários gravaram cenas para um vídeo da campanha.
A reunião ocorreu na parte da manhã, mesmo em dia de partida do Brasil – 19h, com Marrocos. A Secretaria de Funcionários do Sepe decidiu mantê-la em função do cancelamento da reunião de maio, evitando um intervalo muito grande entre as reuniões dos coletivos.
O debate iniciou com informes, como sobre o avanço da privatização e a situação das merendeiras na rede municipal do Rio de Janeiro; o andamento no Senado do PL 2531 (piso nacional); o ato promovido pelos funcionários ex-FAEP no dia 02 de junho, no qual foram recebidos pelo governador em exercício; a luta da Educação Infantil pelo enquadramento nas redes municipais, entre outros.
Ao final, a reunião aprovou resoluções importantes, como a campanha pelo piso nacional dos funcionários administrativos; medidas para garantir a insalubridade às merendeiras da rede municipal carioca (adicional já pago aos terceirizados); abertura de diálogo com o TCE-RJ buscando expor a importância das merendeiras e cozinheiras e demais funcionários administrativos para a educação e o desempenho da escola; a defesa da redução da jornada para 30 horas; medidas para apoiar a luta e a visibilidade da Educação Inclusiva e dos AAEEs, com uma TV Sepe, entre outras resoluções.
A próxima reunião dos coletivos será em julho, em data a ser divulgada, e deverá tratar do calendário do segundo semestre e debater o encontro estadual dos funcionários.
Confira a galeria de fotos da plenária
SOLIDARIEDADE
Um momento importante da plenária foi a homenagem ao companheiro Roberto de Paula, funcionário da rede municipal de Cabo Frio e militante histórico do Sepe e do Coletivo de Funcionários, que atravessa problemas de saúde, tendo sido submetido a uma cirurgia de urgência. O informe da situação de Roberto foi feito pela sua esposa, Creuza, da secretaria de Aposentadas do Núcleo de Barra do Piraí. Bastante emocionada, ela relatou o tratamento, falou da cirurgia de urgência e das campanhas financeiras que estão sendo realizadas para ajudar a pagar os altos custos do tratamento.
Ao final, todos os integrantes da reunião leram uma carta e gravaram um vídeo coletivo, com mensagens de apoio ao companheiro.
Doações podem ser feitas diretamente através do PIX: 24998451585 (Banco Inter / Sandra Maria de Melo Bertagnoni) e também pela rifa promovida pelo Sepe Lagos (R$ 20,00), disponível em sepelagos.org.br/rifa
CONFIRA A HOMENAGEM FEITA NA PLENÁRIA
Ver essa foto no Instagram

A Secretaria Estadual de Funcionários do Sepe realiza, no próximo sábado (13/06), uma plenária conjunta dos Coletivos de Funcionários Estadual e da Capital. O encontro acontecerá às 9h, no auditório do Sindsaúde-RJ, localizado na Praça Floriano, 51, 18º andar, Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.
Os funcionários ex-FAEP realizaram uma manifestação no Tribunal Justiça do Rio de Janeiro hoje, dia 02 de junho. O ato teve como objetivo reivindicar a regularização funcional do segmento com a migração da SEEDUC para os quadros da FAETEC. Durante o ato, os funcionários foram surpreendidos com a chegada do governador em exercício,
Os funcionários ex-FAEP estão realizando um ato na porta do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nesta terça-feira, dia 02 de junho. Na manifestação o segmento da categoria reivindica a regularização da sua situação funcional, com a sua migração da SEEDUC para os quadros da FAETEC. Hoje, estes funcionários recebem um salário abaixo do mínimo e a luta é para que eles possam migrar e, assim, se enquadrar no plano de carreira da fundação com salários superiores aos que eles ganham atualmente.
Celebrado em 16 de maio, o Dia Internaiconal do(a) Funcionário(a) da Educação foi criado em 2018 pela Internacional da Educação (IE) e tem como objetivo principal promover a visibilidade, a formação e a valorização do trabalho desse segmento fundamental para as escolas e demais instituições educacionais.
O Sepe publicou mais uma edição especial do seu boletim, dedicado aos funcionários da educação. A publicação dá destaque para a análise do Projeto de Lei 2531/2021, que cria o piso nacional para profissionais da educação básica pública que exercem funções de apoio administrativo, técnico ou operacional. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está no Senado. No entanto, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da qual o Sepe é filiado, aponta que seriam necessários ajustes no projeto, de modo a evitar questionamentos posteriores e disputas judiciais que adiariam ou até impediriam sua implementação. O Boletim do Sepe apresenta estas mudanças importantes, que precisariam ser feitas através de emendas ao PL 2531.
Na próxima terça-feira, dia 12 de maio, a TV Sepe no you tube realizará um debate sobre PL 2531/21, que propõe a criação do piso nacional para os funcionários e tramita no Congresso. Intitulado “Piso Nacional dos Funcionários Técnicos Administrativos e Operacionais – PL 2531/2021”, o programa contará com a participação do advogado Ítalo Pires, do Departamento Jurídico do sindicato; Luciano Mathias, Claúdia Paiva e Mário Sérgio, da Secretaria de Funcionários do Sepe; e Guelda Andrade, Eduardo Ferreira e José Valdivino da CNTE.
A Secretaria de Funcionários do Sepe convoca para a reunião dos coletivos de funcionários administrativos, que será realizada no sábado, dia 18 de abril, no auditório Marco Tulio Paolino, no Sepe Central (Rua Evaristo da Veiga, 55 – 7 andar), a partir das 9h.
A Secretaria de Funcionários do Sepe realizou uma plenária do Coletivo estadual de Aposentados da Educação no dia 21 de março, no auditório do sindicato. No encontro, os funcionários discutiram as estratégias de luta e de mobilização para a manutenção dos direitos e por conquistas e valorização no ano de 2026.
Os animadores culturais da rede estadual estão realizando uma plenária na sala Paulo Romão, no Sepe, nesta terça-feira (17). Na reunião, a categoria está discutindo as estratégias de luta e de mobilização para conseguirem que o governo do estado e a SEEDUC apresentem um projeto para a sua regularização funcional nos quadros da Educação estadual.