destaque-home, Estadual, Todas

CHAPA ELEITA EM MAIO PARA A DIREÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (TIJUCA) AINDA NÃO FOI EMPOSSADA – ESTUDANTES FIZERAM GREVE EM PROTESTO

Durante o mês de maio, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, realizou eleições para a direção das diversas unidades escolares. Foi um momento importante e que cumpriu uma lei estadual que garante a consulta das direções em eleições pela comunidade escolar.

Entre os dias três e cinco de maio, houve eleição para a Direção-Geral do ISERJ (Instituto de Educação), com duas chapas concorrendo. Uma formada pela atual direção, que está há mais de 15 anos no cargo e uma chapa de oposição formada por professores do ensino médio e superior.

O processo eleitoral teve ampla participação da comunidade escolar, com votos de alunos, professores, funcionários e responsáveis e a chapa opositora à atual gestão venceu com cerca de 70% do colégio eleitoral. O resultado foi proclamado pela comissão eleitoral e desde os dias de eleição, a atual direção vem criando diversos questionamentos sobre a legitimidade do pleito.

Foi aberto pela FAETEC uma sindicância para “apurar” tais questionamentos feitos pela chapa perdedora e o resultado final, após uma prorrogação, deveria ter sido emitido no último dia 18 de agosto. Até a presente data, não foi dado parecer sobre isso, até porque não existe nada que desabone a lisura do processo eleitoral, tanto que os votos constantes na urna bateram fielmente com a lista de assinaturas, em conferência com fiscais de ambas as chapas e com diversos alunos e professores que acompanharam a apuração.

Para o Sepe, o que está acontecendo é um desrespeito ao resultado das urnas no ISERJ; lembrando que em todas as outras unidades que ocorreram eleições, já foi dada a posse para as direções eleitas, respeitando, assim, a vontade da comunidade escolar.

Somente no ISERJ estão ocorrendo essas manobras e a postergação da posse da direção eleita. Nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, os alunos do ensino superior realizaram paralisação geral e não compareceram à unidade em protesto por essa situação, assim como os alunos do ensino médio têm realizado diversos protestos.

Cabe ressaltar que o Instituto de Educação é um prédio histórico e berço da formação de professores em nossa cidade e recebe alunos da creche até a pós-graduação.