destaque-home, Estadual, Todas

Mais livros, menos armas

Nesta quinta-feira, dia 20, o Sepe e diversas outras entidades do movimento civil e estudantis estão convocando a sociedade a se unir contra a violência que vem atingindo as escolas e assustando profissionais, responsáveis e estudantes. Desde a tragédia da creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau e do ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, São Paulo, uma onda de boatos e ameaças tomaram conta das redes sociais, disseminando o discurso do ódio e da intolerância. Tal prática, oriunda de uma minoria de extremistas, que despreza a democracia e os direitos humanos, não pode ser tolerado numa sociedade que se pretenda justa e igualitária.

 O Sepe solicita aos profissionais, alunos e responsáveis que trajem roupas pretas nessa quinta-feira e, assim, se solidarizar com as várias pessoas atingidas pela violência nas unidades escolares. Mas a nossa solidariedade não deve ser tão somente para as vítimas que morreram vítimas desses ataques de extremistas nas escolas. Também lembramos os nossos alunos vitimados pela política de segurança do estado que, há anos, utiliza uma prática de extermínio e de disseminação do pavor para com os moradores das comunidades carentes e que já tirou a vida de tantos inocentes ao longo dos últimos anos.

Nessa quinta-feira, além da solidariedade, vamos reivindicar uma melhor estrutura para a educação pública, com o intuito de garantir a convivência pacífica nas comunidades escolares. Para ajudar a atingir tal objetivo é imprescindível a contratação, via concurso público, de funcionários especializados no combate à violência: porteiros, inspetores de alunos, psicólogos e assistentes sociais, além de professores e demais funcionários.

Nesse dia 20, apoie o lema mais livros e menos violência.