destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Moção do Sepe: todo apoio à greve dos servidores federais

Após meses de enrolação do governo Lula nas negociações da Campanha Salarial 2024 dos Servidores Públicos Federais, uma onda de greves teve início nas Universidades e Institutos Federais em todo o país. Liderada pelos TAE’s (Técnicos Administrativos em Educação), a paralisação das atividades começou no dia 11 de março e já são quase 60 unidades de educação paralisadas.

A greve é uma resposta ao reajuste de 0% proposto pelo governo Lula/Alckmin para os servidores federais, aprofundando as perdas salariais da categoria, que já chegam a 40% no caso dos TAE’s. Além disso, os servidores e servidoras em greve também lutam pela reestruturação das suas carreiras e pelo orçamento das universidades, que tiveram um corte de 380 milhões de reais em 2024.

Essa situação é resultado da política do governo Lula/Alckmin, que aprovou um novo teto de gastos (“arcabouço fiscal”), condicionando os reajustes a metas econômicas. Ou seja, para o governo é mais importante pagar a Dívida Pública aos banqueiros do que valorizar os servidores e os serviços públicos.

É importante ressaltar que o governo Lula/Alckmin não teve a mesma postura diante dos servidores das forças policiais (PF, PRF e polícia penal), concedendo reajustes de até 60%. Enquanto isso, para os trabalhadores e trabalhadoras da educação, tudo o que o governo oferece é enrolação.

Unificar a luta do funcionalismo! Todo apoio aos trabalhadores da educação federal!

A greve dos servidores federais é uma importante batalha para derrotar a política econômica do governo, obter recursos para cobrir as perdas salariais e mais verbas para a educação. Essa greve é um exemplo que ajuda a fortalecer a luta do conjunto da classe trabalhadora. Por isso, deve ser cercada de solidariedade.

O SEPE-RJ apoia a greve e exige que o governo Lula atenda imediatamente as exigências dos trabalhadores da educação federal.

LEIA MAIS: