Todas

O GLOBO DENUNCIA FECHAMENTO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO POR CAUSA DA COVID

Reportagem do Jornal O Globo, publicada hoje (dia 8), apresenta um fato importante sobre a pandemia e o número de casos de coronavírus nas escolas municipais do Rio de Janeiro e confirmam os temores da categoria sobre os riscos de contaminação representados pela reabertura das escolas para o ensino presencial sem o devido controle da pandemia e sem a infraestrutura necessária para cumprimento dos protocolos sanitários: desde a retomada das aulas em modo híbrido a partir de 24 de fevereiro, a prefeitura do Rio já determinou 105 interdições de unidades por causa de casos de covid-19, o que perfaz uma média de quase um fechamento a cada dois dias úteis. Neste mês de outubro, já tivemos sete escolas com aulas presenciais temporariamente suspensas. Os dados da matéria foram fenecidos pela SME.

 

A reportagem ouviu diversos especialistas que, embora reconhecendo os prejuízos pedagógicos para os alunos e a necessidade do ensino presencial, avaliaram que os números apresentados são elevados, principalmente no contexto atual, em que a prefeitura anunciou o retorno de 100%  dos alunos para o ensino presencial a partir de 18 de outubro, com o aval do seu Comitê Científico de Prevenção à Pandemia.

 

Ainda segundo O Globo, a situação é mais delicada em alguns bairros da Zona Oeste, abrangendo escolas da 10ª CRE. A área foi a que mais apresentou interdições, com 58 fechamentos de escolas, sendo que 39 ocorreram na segunda quinzena de agosto (uma a cada cinco das 188 unidades escolares se encontrava fechada). A 7ª CRE vem logo em seguida, com 28 interdições.

 

Segundo a reportagem, a prefeitura tem relutado em disponibilizar números sobre o impacto da pandemia nas escolas. O Globo lembrou o Sepe, citando um dos nossos relatórios periódicos com denúncias de caso de covid e falta de cumprimento dos protocolos sanitários nas unidades municipais do Rio enviado para a SME em agosto. Segundo o jornal, a secretaria acabou reconhecendo que interditou escolas para sanitização, após notificação de casos. Agora, com os dados da matéria, fica confirmado que o número de contágios foi ainda superior aos que chegaram nas mãos da direção do sindicato.

 

O Sepe RJ reafirma para a categoria e para a sociedade em geral que o anúncio do Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19 do município do Rio e da prefeitura de abertura total das escolas para a modalidade presencial a partir do próximo dia 18 de outubro é uma atitude apressada e que pode contribuir para aumentar os riscos de uma nova retomada da pandemia na cidade do Rio de Janeiro. Como temos denunciado e a publicação do Jornal O Globo confirma, a pandemia não acabou e a rede municipal sofre de problemas crônicos de infraestrutura e de falta de capacidade para o cumprimento dos protocolos sanitários para evitar o  risco de contágio de mais profissionais, alunos e responsáveis, ao contrário do que afirmam o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Educação Renan Ferreirinha e o Comitê Científico da prefeitura.

Por:

LEIA MAIS: