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Sepe questiona segregação de professores, escolas e alunos da rede estadual na 21ª Bienal do Livro

O Sepe vem a público apresentar a estranheza dos profissionais de educação das escolas estaduais do Rio de Janeiro para com a informação, confirmada em Circular Interna da SEEDUC (CI SEEDUC/SUPPES Nº 66), de que o governo estadual não vai garantir a presença de todos os alunos e profissionais de educação na Bienal do Livro, que completa 40 anos em 2023, iniciada nesta sexta-feira (dia 01/9), no Riocentro.

 

O conteúdo do documento gerou indignação entre a categoria, que viu nesta exclusão uma conduta que vem se tornando uma prática do governo Cláudio Castro traduzida na implementação da lei do Piso para apenas uma parte reduzida da categoria, deixando de lado o Plano de Carreira. Agora, a SEEDUC trata professores e estudantes de forma segmentada ao “eleger” grupos que serão contemplados com a ida ao evento e com vouchers de R$ 200 (docentes) e cartões físicos no valor de R$ 100 (estudantes), deixando de fora a maior parte dos professores e alunos não só da ida à Bienal como, também, do acesso aos meios para poder comprar livros.

 

A secretária de Educação, Roberta Barreto, disse à Rádio Tupi que 20 mil estudantes de 625 colégios da rede serão beneficiados com os cartões físicos de 100 reais. Tal número não chega a atingir cinco por cento do total dos estudantes (630.859 alunos) e representa menos da metade das 1.281 unidades escolares. Do mesmo modo, a Secretaria vai beneficiar somente cinco mil dos 54.606 professores que integram seus quadros. Ou seja, menos de dez por cento deles poderão comprar livros através de um aplicativo da ZIG, disponibilizado pelo órgão.

 

O Sepe repudia tal segregação de profissionais e alunos das escolas estaduais. Ao selecionar, sem trazer a público os critérios para a escolha, um grupo tão reduzido para a ida à 21ª Bienal do Livro o governo estadual, mais uma vez, dá uma prova da sua preferência por gastos com armamentos e segurança em detrimento de lançar mão de mais investimentos em educação e da cultura.  

 

 

 

 

 

 

 

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