destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA: DERROTAMOS BOLSONARO NAS URNAS, AGORA É DERROTAR O BOLSONARISMO NAS RUAS

A direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação RJ (Sepe-RJ) parabeniza o novo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, eleito com mais de 60,3 milhões de votos nesse 2º turno.
Junto de Lula, foram eleitos governadores, senadores e deputados, em cumprimento da Constituição brasileira. Os movimentos sociais, populares e sindicais se aliaram a um amplo campo progressista e democrático em torno da campanha do Lula, por entender a ameaça que representaria um novo governo Bolsonaro. A direção do SEPE-RJ deliberou apoio e participou da campanha de Lula no 2° turno, em conjunto com o comitê da educação em atos unificados, panfletagens e aulas públicas, além da militância de núcleos e regionais ter construído comitês locais em seus bairros e cidades. Fizemos uma campanha militante, viva, pulsante, linda e vitoriosa nas urnas. Do outro lado, enfrentamos uma campanha mentirosa baseada em fake news como propaganda de massa, utilização da máquina pública com orçamento secreto e compra de votos, ação golpista no dia da eleição com forças policiais, especialmente PRF, dificultando a chegada de eleitores nas zonas eleitorais em locais de maioria lulista, além de boicote nos transportes públicos.

Uma página foi virada, mas o que deveria ser um período de transição de menos de dois meses para a posse do novo presidente da República, tornou-se uma negação pelo ainda mandatário do Palácio do Planalto da vitória de seu adversário, em uma atitude que atinge a democracia brasileira e, por tabela, deu um salvo conduto para que caminhoneiros articulados com o agronegócio bloqueassem, desde segunda-feira (31/10), rodovias e outras importantes vias de nossas cidades, além de atos golpistas no interior. Contudo, as torcidas organizadas e trabalhadores, a despeito da conivência da PRF, conseguiram desbloquear diversos bloqueios, sinalizando para a importância da ação direta da nossa classe.

Somente na tarde de terça-feira (01), o ainda presidente se dignou a fazer um pronunciamento de pouco mais do que dois minutos, não reconhecendo sua derrota, e pedindo de uma maneira um tanto tímida, que fossem cessados os bloqueios nas estradas.

Essas mobilizações bolsonaristas demonstram que a classe trabalhadora deve permanecer mobilizada junto com os movimentos sociais, populares e sindicais para garantir a posse e o mandato do Lula. Fundamental a manutenção das frentes de luta e a convocação de atos massivos pela democracia.

O Sepe repudia toda ação golpista que pede intervenção militar. Da nossa parte, o sindicato estará atento e atuante junto aos sindicatos e movimentos sociais pela garantia da democracia.

Para nós, profissionais de educação e funcionários públicos, derrotar Bolsonaro significa derrotar o Escola sem Partido, o homeschooling, os cortes na merenda escolar e no orçamento da educação, a PEC 32 da reforma administrativa, e outros tantos retrocessos à nossa classe. Que o novo governo Lula esteja em prol dos trabalhadores e das pautas da educação. Pela Revogação do Novo Ensino Médio, pela liberdade de cátedra, pelo pagamento dos pisos salariais e o investimento de 10% do PIB para a educação e o futuro das novas gerações.

Direção do Sepe RJ