destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

19 E 20 DE SETEMBRO SERÃO DIAS NACIONAIS DE LUTA PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

No país inteiro, fóruns, entidades do movimento civil e profissionais da educação se encontram mobilizados na luta em defesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, nos dias 19 e 20 de setembro, está prevista a realização de atividades no Brasil inteiro, em cada escola onde exista EJA, com objetivo de denunciar e tematizar os problemas enfrentados por esta modalidade de ensino.

 

Esta iniciativa nasceu no XVII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), realizado em Florianópolis e foi proposta a partir da convocação de todos os fóruns regionais, estaduais e municipais de EJA para que se mobilizem, organizando as atividades em defesa do ensino de jovens e adultos.

 

Para fortalecer o movimento de resistência contra os ataques, a recomendação é que nestes dias de luta pelo EJA (19 e 20/9), cada professor(a) das demais modalidades de ensino também parem sua aulas por alguns minutos e discutam com os alunos como pensam que deveria ser a EJA na escola ou no município, de modo a difundir a luta e possibilitar a formulação de novas  construções pedagógicas e, até mesmo, de proposições de políticas públicas.

 

Veja pelo link abaixo, os documentos que podem ser baixados e auxiliar quem quiser desenvolver atividades em torno dessa mobilização: https://drive.google.com/drive/folders/1dhq6ZYxTWRiKVtAsVgqDbmLB-kDOaZuT?usp=sharing


Para saber mais sobre a luta em defesa da EJA, acesse o site EJA em Movimento/RN pelo link abaixo:

http://ejaemmovimento.blogspot.com/2022/09/19-e-20-de-setembro-um-chamado-nacional.html