destaque-home, Todas

Nota de apoio do Sepe à Carta da CNTE contra a privatização da gestão escolar

O Sepe RJ se une à Confederação Nacional  dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e às demais entidades representativas do conjunto dos profissionais de educação espalhadas por todo o país em apoio à nota pública da confederação contra a privatização da gestão escolar, que avança em estados como o Paraná e São Paulo e que tem sido pauta de variados veículos da imprensa nos últimos dias.

Em sua nota, a CNTE afiram que a privatização não é solução para os problemas da educação e  alerta para que a sociedade fique atenta para as mentiras apreentadas pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ambos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e alinhados ao projeto de extrema-direita derrotado nas eleições de 2022 para a presidência da República. A CNTE ainda inclui o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) neste pacote de políticos que têm a intenção de privatizar a gestão das escolas das suas redes de ensino.

Para a confederação, esta é a principal ameaça à educação pública dos últimos anos: na impossibilidade de ampliar o mercado das escolas privadas na educação básica, como aconteceu no ensino superior no brasil na década de 1990, os privatistas da educação se voltam agora para as redes estaduais e, por que não, também para as escolas municipais. O interesse nesse projeto se encontra nas bilionárias verbas hoje destinadas ao setor da educação pública brasileira.

O Sepe RJ apoia a denúncia da CNTE e convoca os profissionais da educação pública no Rio de Janeiro para se mobilizarem para barrar mais um ataque contra os interesses da população trabalhadora que tem na Constituição Federal uma garantia do oferecimento de uma Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade para todos. Não podemos aceitar que grupos de interesse do setor privado aliados a tais grupos políticos da extrema direita se apoderem dos recursos públicos da Educação.
Veja a carta da CNTE contra a privatização da gestão escolar pelo PDF abaixo:
https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2024/05/NOTA-PUBLICA-contra-a-privartizacao-gestao-escolar.pdf

 

 

LEIA MAIS: