destaque-home, Todas
Migração de DOC I: SEEDUC convocou 2,2 mil professores no Diário Oficial de sexta-feira (12/6)
15 de junho de 2026
O Diário Oficial do Estado publicou no dia 12 de junho (sexta-feira) a convocação de mais 2,2 mil professores considerados aptos no processo para migração de 30 horas na rede estadual. Com esta nova chamada, o total de professores convocados para mudança de carga horária de 18 para 30 horas já ultrapassa a marca de 4,5 mil docentes contemplando uma antiga reivindicação da categoria.
Em audiência com o Sepe, dia 10 de junho, a superintendente de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Mônica Longobardo, afirmou que o órgão tem previsão de abrir novo processo para migração, com 1.838 vagas, sendo que 500 delas seriam destinadas aos professores DOC II. A migração destes docentes é um dos itens da pauta que está sendo negociada com o governo do estado, depois da abertura de negociações durante o mês de maio, quando foram realizadas duas audiências com o governador, com participação do secretariado.
A superintendente de Gestão de Pessoas explicou que o novo processo terá um impacto anual estimado em R$ 129,3 milhões e que o impacto específico da migração dos DOC II será encaminhado separadamente para discussão como governador em exercício, Ricardo Couto.
Segundo informações da SEEDUC, até o momento, dos mais de 4,5 mil convocados (2,2 mil na última sexta-feira, dia 12/6), 2.144 professores já concluíram o processo de migração e passaram a atuar com carga horária de 30 horas semanais na rede estadual.
A Secretaria explica ainda que o processo não implica prejuízo à progressão na carreira. Os professores mantêm o nível e a referência em que se encontravam antes da migração, conforme prevê o Plano de Carreira do Magistério.
Os rendimentos desses profissionais serão atualizados de acordo com a tabela de vencimentos do Professor Docente I – 30 horas, assim que a folha de pagamento processar a alteração da jornada. A mudança de regime também poderá refletir, conforme cada caso, em benefícios incorporados à aposentadoria.
