destaque-home, Estadual, Todas

ABAIXO ASSINADO: PARTICIPE DA PETIÇÃO ELETRÔNICA CONTRA O NOVO ENSINO MÉDIO

O Sepe RJ e os profissionais de educação das redes públicas do Rio de Janeiro convocam a população para que participe da nossa luta contra e pela revogação do Novo Ensino Médio. Desde o lançamento da proposta de reforma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das articulações em torno da Reforma do Ensino Médio, os profissionais de Educação se mobilizaram para exigir que o tema fosse amplamente debatido nas escolas e pela sociedade em geral antes da implementação, o que não ocorreu.

 

A Reforma do Ensino Médio foi uma medida autoritária que interrompeu, em 2016, o debate que estava ocorrendo em torno da reformulação do Ensino Médio e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação.

 

O NEM é um ataque articulado do grande capital contra a educação pública de qualidade, visando reduzir o investimento no ensino público e privatizar enormes segmentos da educação, favorecendo grupos econômicos. Lembrando que o mesmo ocorreu em relação às leis trabalhistas com a reforma trabalhista de 2017, que destruiu a CLT; e com a reforma da previdência social – todos ataques feitos no governo golpista de Temer e aprofundados pelo governo Bolsonaro.

 

Aqui no estado do Rio de Janeiro, a SEEDUC começou a implementar o NEM em 2022 e, desde o início do processo de discussão sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que culminou na proposta do novo ensino médio, vem se recusando a promover o debate amplo com a comunidade escolar – afinal, esse debate mostraria as mazelas que esse projeto causará para a formação dos alunos.

 

Lembramos que o Sepe participou do Grupo de Trabalho com a SEEDUC, visando discutir exatamente esses problemas e, durante o processo, reivindicamos a discussão profunda com os pais, estudantes e sociedade. Tais questionamentos desaguaram na aprovação pela Assembleia Legislativa (ALERJ) de um projeto de lei que suspenderia a implantação do NEM até 2023. Mas o governador Cláudio Castro, submisso aos interesses do governo federal, vetou a totalidade do PL.

 

Para participar da petição eletrônica, clique no link abaixo:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/seeducrj_pela_suspensao_da_implementacao_da_reforma_do_ensino_medio_pela_seeducrj/

 

LEIA MAIS: