destaque-home, Todas

Agressão contra estudantes que ocupam a reitoria da UERJ

Os estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que promovem uma ocupação no andar da reitoria da instituição desde o dia 14, foram atacados pelos seguranças na noite de ontem (dia 15). O confronto generalizado ocorreu na entrada do pavilhão João Lyra Filho e corredores do 1º andar, onde fica a reitoria. Os estudantes resolveram ocupar o prédio desde o dia 14, em protesto contra o Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda 038/2024), que mudou os requisitos para obtenção das bolsas estudantis na universidade.

Ontem, quando um grupo de manifestantes tentou entrar no andar da reitoria para levar comida para os ocupantes do prédio, a segurança da UERJ atacou os estudantes e uma confusão generalizada aconteceu quando os alunos reagiram contra a agressão e brutalidade dos seguranças.

O Sepe expressa todo o seu apoio aos alunos da UERJ e à sua luta pela manutenção dos seus direitos cortados de forma arbitrária pela reitora da universidade, deixando milhares de estudantes em situação de vulnerabilidade social desassistidos por causa das mudanças nos auxílios que constam no Aeda 038/2024, chamado justamente pelos universitários de “Aeda da Fome”. Há anos, a universidade sofre com uma política de desmonte de sucessivos governos e, agora, a reitoria, sob a desculpa de falta de verbas ataca os estudantes que mais dependem dos auxílios e benefícios para poder continuar sua formação acadêmica.

Veja notícia da ocupação veiculada pela TV Globo pelo link:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/video/estudantes-ocupam-campus-da-uerj-e-aulas-sao-suspensas-12825224.ghtml

Para ver vídeo dos ataques da segurança contra os manifestantes acesse o link:
https://www.metropoles.com/brasil/alunos-fecham-uerj-confusao

 

 

LEIA MAIS: