destaque-home, Estadual, Todas

ANIMADORES CULTURAIS CONVOCADOS PARA PLENÁRIA NO DIA 15/7 (SEXTA-FEIRA) PARA DEBATER RUMOS DA MOBILIZAÇÃO POR DIREITOS

O Sepe convoca os animadores culturais da rede estadual para a plenária que será realizada no dia 15 de julho, às 10h no auditório do sindicato (Rua Evaristo da Veiga 55 – 7 andar). No encontro, os animadores irão debater as estratégias de mobilização e de luta pela conquista dos seus direitos funcionais e pela regulamentação da função e integração integral nos quadros do estado.

 

Este segmento da categoria, contratado ainda na década de 1990 para trabalhar nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), criados pelo governador Leonel Brizola, até hoje não tem a sua situação funcional regularizada pelo governo estadual e sofrem com a falta de garantias por direitos básicos como obtenção de licenças médicas, benefícios dos planos de carreira da Educação estadual além de enfrentarem problemas para se aposentarem. Agora mesmo, no início do ano, os animadores ficaram de fora da recomposição salarial de 13,05% concedida para o funcionalismo estadual e a direção do Sepe está pleiteando junto à SEEDUC a criação de um instrumento legal que garanta o acesso deles a este direito.

 

Junto à Alerj, com intermediação da Comissão de Educação e de alguns deputados, o Sepe e a comissão da Animação estão debatendo ações para a construção de um Projeto de Lei para a absorção dos animadores pela SEEDUC. Este PL regulamentaria, de vez, a situação deste segmento da categoria, acabando com o drama na vida profissional desses servidores.

 

Em março de 2023, termina o prazo determinado pela Justiça para a extinção do carga de animador cultural dos quadros do estado. Por conta deste e dos fatores acima expostos, o Sepe lembra a extrema importância da participação de todos os animadores na plenária que será realizada no dia 15 de julho, próxima sexta-feira, a partir das 10h, no auditório do sindicato.