destaque-home, Todas

Ataque de Ferreirinha contra educadora gera revolta na categoria e aumenta pressão para sua saída da SME RJ

O comportamento do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro Renan Ferreirinha, que diante do questionamento de uma profissional de educação durante uma reunião, tratou a profissional com ironia e recomendou que a mesma se retirasse da reunião ou até mesmo “do magistério”, gerou grande revolta entre os profissionais da rede municipal do Rio de Janeiro. O vídeo com o ataque de Ferreirinha contra a profissional de educação ganhou grande repercussão nas redes sociais, com a categoria condenando a falta de respeito do secretário para com os profissionais, aumentando a pressão para a sua saída da Secretaria Municipal de Educação RJ.

O ataque de Ferreirinha aconteceu durante uma reunião com profissionais da rede municipal. Uma professora questionou a SME por causa do atraso na publicação em Diário Oficial dos nomes dos profissionais aprovados no estágio probatório. No vídeo veiculado nas redes sociais, o secretário se mostra desconfortável com a pergunta e ao invés de responder de forma direta, começa a fazer ironia com a profissional e mostra toda a sua arrogância, afirmando que a pergunta dela “acabou com o clima de alegria reinante na reunião até aquele momento”. Em seguida, Ferreirinha afirmou que ela não era obrigada a estar presente e nem a ser professora.

O Sepe RJ já havia criticado o comportamento do secretário ontem (30) nas nossas redes sociais, por entender que este não é o comportamento esperado de um secretário de Educação. E que suas falas dirigidas contra a professora, na verdade, atingem toda a educação municipal e são uma prova de que ele mantém uma prática de não admitir críticas e de não promover o diálogo verdadeiro na busca de soluções para os graves problemas da rede ou dos profissionais que nela trabalham.

Agora, com a repercussão alcançada pelo caso de destempero dele, a pressão contra a permanência de Renan Ferreirinha só faz aumentar e os profissionais estão acessando em massa as mídias sociais para dizer em alto e bom som: “A Educação fica! Ferreirinha – o secretário de Educação que não respeita o educador – sai!!!”

LEIA MAIS: