destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

CÂMARA MUNCIPAL RJ DEVE JULGAR PEDIDO DE CASSAÇÃO DE GABRIEL MONTEIRO NESTA QUINTA-FEIRA (DIA 18/8)

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores RJ, que aprovou por unanimidade o relatório final que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), julgará nesta quarta-feira (dia 17 de agosto) o último recurso da defesa do parlamentar contra a decisão do Conselho de Ética que propõe a perda do mandato por quebra de decoro parlamentar. Caso o recurso seja recusado, a previsão é a de que Monteiro seja julgado em plenário amanhã, quinta-feira (dia 18 de agosto), a partir das 16h.

O pedido de cassação toma por base as acusações de exposição de menores em vídeos de “ações sociais” com produções manipuladas e a filmagem de Monteiro em uma relação sexual com uma adolescente de 15 anos, descumprindo em ambos os casos regras do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além destas acusações, o relatório do Conselho de Ética levou em consideração a acusação de vários assessores do parlamentar sobre assédio sexual e moral e a criação de estrutura em seu gabinete para investigar desafetos políticos.

Para a cassação, são necessários 34 votos favoráveis entre os 50 vereadores aptos a votar. A previsão é de que a sessão do julgamento de Gabriel Monteiro, caso o recurso analisado hoje seja vetado, tenha início por volta das 16h. Entidades e militantes dos movimentos da sociedade civil de defesa dos direitos das mulheres e das crianças e adolescentes deverão acompanhar a sessão prevista para esta quinta-feira e exigir do legislativo municipal a cassação de Gabriel Monteiro. O Sepe convoca os profissionais de educação para acompanhar a votação e se juntarem aos demais integrantes das entidades do movimento social para pedir a cassação do vereador no plenário.

 

 

 

 

Author


Avatar