Sem categoria, Todas

Carta aos responsáveis sobre o 30 de Maio

Carta aos responsáveis sobre o 30 de Maio

Dia 30 Vai Ser Maior!

O Brasil vive um momento de muita balbúrdia com um governo sem um programa minimamente capaz de propor a conciliação de classes. Bolsonaro escolheu o combate ideológico contra a Educação para ser seu carro chefe na manutenção de seu governo e a aprovação da Reforma da Previdência, tão importante para se manter no cargo.

Numa espécie de revanchismo eleitoral, o presidente vem promovendo seguidos ataques contra a Educação como cortes de verbas, censura ao MEC, proposta de por fim a aposentadoria especial do magistério dentro da Reforma, anúncio de extinção dos cursos de Filosofia e Sociologia, fim do FUNDEB e a desvinculação das verbas constitucionais – como os 18% obrigatórios para Educação e consequentemente os 25% que os estados são obrigados a destinar ao setor.
Como se tudo isso não bastasse, Bolsonaro agora anunciou um corte de mais 40%, no já minguado orçamento da educação. Isso atinge o Ensino Superior e pode significar o fim da pesquisa e tecnologia no Brasil. Atinge também a Educação Básica, precarizando investimentos em escolas e colégios públicos do Brasil.

Vimos no período recente a juventude ocupar as ruas com o Levante dos Livros em contraposição às políticas governistas. Atos crescentes de mobilização em defesa da Educação extrapolaram os muros das Universidades e ganharam as ruas ao mesmo tempo em que o Sepe e diversos sindicatos da Educação paravam milhares de Educadores em mais de quarenta municípios do RJ, contra a Reforma da Previdência.

A fusão entre o movimento estudantil e os trabalhadores da Educação promoveu uma grande passeata com centenas de milhares de pessoas no dia 15 de Maio, Contra a Reforma da Previdência e os Cortes na Educação. Desde junho de 2013, não se via nas ruas do Rio de Janeiro um ato tão grande, porém mais organizado e qualificado. Tudo isso mostra a força que a Educação possui.

O Sepe vem manifestar seu apoio aos estudantes no II Ato em Defesa da Educação, contra os Cortes e a Reforma da Previdência, neste dia 30 de Maio. Dia 30 Vai Ser Maior. Estudantes e trabalhadores nas ruas em defesa do Ensino Público, gratuito e de qualidade, tendo como centro a defesa da Educação que perpassa pela defesa do Sistema Previdenciário de repartição social e não pelo modelo economicista que Bolsonaro quer criar.

Todos juntos às ruas no dia 30, em preparação à Greve Geral de 14 de Junho, Contra a Reforma da Previdencia.

O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!