destaque-home, Municipal, Todas

COMUNIDADE ESCOLAR PROTESTARÁ NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 21/6) CONTRA MUDANÇA DO NOME DA E.M. DRA. ZILDA ARNS EM DUQUE DE CAXIAS

O Sepe Duque de Caxias, em conjunto com uma série de entidades ligadas ao movimento social e de defesa da Educação, participará de um ato nesta terça-feira (dia 21/6) em protesto contra a mudança do nome da Escola Municipal Dra. Zilda Arns para Escola Municipal Olinda Bonturi Bolsonaro, efetuada pela prefeitura de Duque de Caxias sem qualquer consulta à comunidade escolar e sem que a proposta de mudança fosse aprovada pelo poder legislativo. O protesto será realizado na porta da escola (Rua Belisário de Souza, esquina com a Avenida Nelson Mauro – Saracuruna – Duque de Caxias), a partir das 10h.

 

A escola, que pertence à rede municipal de Caxias, está localizada no bairro de Saracuruna e estava fechada por causa de problemas de infraestrutura, tendo seus alunos alocados em outras unidades municipais, enquanto a prefeitura promovia a construção de um novo prédio. Agora, depois da conclusão da obra, o prefeito Wilson Reis nem esperou a aprovação na Câmara de Vereadores do seu projeto de lei que propunha a mudança e já colocou uma placa no novo prédio, renomeando a unidade escolar com o nome da mãe do atual presidente da república, Jair Bolsonaro.

 

Para a comunidade e lideranças do movimento social local a atitude do prefeito, que demonstra total falta de sensibilidade e reconhecimento do poder público municipal para com o importante trabalho social desenvolvido por Zilda Arns em nível nacional, internacional e, também em Duque de Caxias, um local em que teve atuação destacada no combate à fome e à pobreza a partir do convite do Bispo Emérito da diocese local, Dom Mauro Morelli. O Bispo, aliás, é um dos que mais criticam a prefeitura por causa da mudança. Ao retirar o nome de Zilda Arns da unidade, Wilson Reis dá uma prova de total falta de reconhecimento da importância da atuação da médica, que morreu trabalhando em prol dos mais desfavorecidos durante o grande terremoto que dizimou o Haiti, em 2010.