congresso, destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Congresso do Sepe terá seu último dia neste sábado (27)

Plenária assiste à mesa sobre política educacional, na sexta, dia 26 (foto: Samuel Tosta)

O XVI Congresso do Sepe, iniciado na quinta-feira (25), no Centro de Exposição Expomag, na Cidade Nova, termina neste sábado (27). Mais de 1.200 delegados estão participando (1.500 foram eleitos em todo o estado).

Nesta sexta-feira, dia 26, os delegados aprovaram o plano de lutas que norteará a categoria nos próximos embates em defesa da educação pública de qualidade – inclusive foi aprovada a oposição ao arcabouço fiscal, plano econômico do governo federal que substituirá o atual teto de gastos, que está sendo discutido no Congresso e traz graves amarras ao Fundeb e demais investimentos públicos e na Educação.

O plano de lutas aprovado também traz como eixo político para o sindicato a luta contra a extrema-direita, que tem a sua cara na educação no famigerado projeto “escola sem partido”.

O plenário também aprovou que o sindicato tenha como objetivo o “fortalecimento e a reafirmação da necessidade da luta constante pelos concursos públicos da educação para todas as funções, reforçando o papel histórico dos servidores públicos em prol da Educação Pública”.

Na sexta-feira (26), o Sepe realizou um protesto próximo à prefeitura do Rio, em defesa da greve das escolas estaduais, iniciada dia 17 de maio. Infelizmente, policiais militares reagiram de modo desproporcional, reprimindo os profissionais de educação com spray pimenta – o protesto era pacífico e trazia até mesmo algumas crianças, filhos das delegadas ao congresso. O Sepe irá protestar juntar ao governo do estado contra essa repressão desmedida – veja o momento da repressão.

Neste sábado, 27, os delegados e delegadas irão discutir na plenária final, prevista para começar às 14h30, propostas de mudanças no estatuto do sindicato.

Neste link, você tem acesso à programação.

LEIA MAIS: