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Convênio Sepe/Unimed-FERJ: informe sobre as dificuldades na transferência da carteira

A transferência da carteira do SEPE para a UNIMED FERJ, em maio/24, não foi tranquila. Muitos penaram para conseguir seus boletos e pagar suas mensalidades. A FERJ não pôde manter o débito em conta corrente e por isso os profissionais que pagavam através desta modalidade ficaram sem acesso aos boletos.

As inclusões que estavam programadas para o mês de maio tiveram todo tipo de adversidades. Tivemos problemas no cadastro, desde dependentes que não apareciam ou de usuário que não constava nos registros. Ainda estamos atravessando alguns percalços, como o caso de usuários que não foram cobrados do reajuste de outubro ou algumas pessoas que, sem nenhuma explicação, não conseguem ter acesso à algumas faturas, como a do mês de maio/24 e outras.

No período de implantação,  passamos a dar informações importantes e urgentes pelo site do SEPE: www.seperj.org.br.

Há ainda alguns problemas que estamos tentando resolver junto à FERJ, são eles:

1 – Área Financeira: essa área é de inteira responsabilidade da UNIMED FERJ, desde a cobrança das mensalidades até as penalidades aos inadimplentes e os reembolsos previstos na lei;

Boletos –
BOLETO DE MAIO/24: muita gente não teve acesso e não pagou, foi o mês da transferência. Este boleto será enviado para pagamento com vencimento em maio de 2025. É muito importante fazer este acerto! Dúvidas: ligue para o Sepe: (21) 2195-0466/0469.

Há outras situações de não pagamento de mensalidades, para os quais, inexplicavelmente, o sistema da FERJ não emite boletos. Se esse for seu caso, por favor, nos procure imediatamente. É preciso regularizar a situação.

Tenha cuidado com boletos falsos! Nesse sentido, utilize sempre os canais competentes da FERJ para solicitar seus boletos: telefone 24 Horas – 3900-3400; aplicativo da FERJ no seu celular; o site: unimed.coop.br/site/web/riodejaneiro/canais-de-atendimento ou as lojas físicas da Unimed. 

Reembolso atrasados: algumas pessoas ainda não receberam o reembolso de procedimentos realizados pela Unimed Rio.  De fato, os reembolsos estão muito atrasados, mas eles estão sendo pagos. Alguns usuários precisam dar entrada novamente nos seus pedidos de reembolso. Para saber sua situação, entre em contato com o 24 horas (3900-3400).

Reembolso mudou de regras: conforme a Instrução Normativa RFB nº 2.240, os prestadores de serviços de saúde, pessoa física, deverão emitir os recibos de forma digital por meio do aplicativo Receita Saúde.

2 – Área Cadastral e Contratual: o Sepe administra e orienta os usuários.

Vigência: a vigência do Contrato sempre foi do dia 15 a 14 do mês seguinte, no entanto, o sistema operacional da FERJ nos colocou do dia 1º ao dia 30. Já solicitamos à FERJ que mantenha seu compromisso de não alterar o Contrato.

Inadimplência: o novo sistema operacional causou a crise dos boletos desde a sua implantação, fato que ocasionou um número razoável de inadimplência. Em particular, daqueles que eram debitados em conta corrente. A maioria destas pendências já foi resolvida, com a quitação da dívida. Mas há ainda alguns poucos casos que não o fizeram.

Importante alertar:

  1. As pessoas que ainda não acertaram o pagamento de suas mensalidades precisam regularizar a situação urgentemente. Da mesma forma as pessoas que não tiveram o reajuste anual de 5% de outubro também precisam regularizar essa situação – entre em contato com o Sepe!
  2. Até o início deste ano, a FERJ não havia suspendido o atendimento dos inadimplentes. Mas agora voltou a cumprir a legislação: 10 dias de atraso poderão suspender o atendimento.
  • Lembrando que a lei 9656 dos Planos de Saúde estabelece que a operadora poderá excluir o beneficiário que tiver 60 dias de inadimplência, consecutivos ou não.


Abertura do Plano: habitualmente, promovemos abertura do plano para novos usuários de duas a três vezes ao ano, em acordo com a operadora. Uma estratégia de preservar a saúde financeira do Contrato e sua relação de sinistralidade.

Estamos aguardando os acertos no Sistema Operacional em relação ao cadastro, a vigência e ao acesso aos boletos para voltarmos a abrir o Plano. 

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