Todas

CONVITE À SOCIEDADE PARA SE INTEGRAR NA LUTA CONTRA REABERTURA PRECIPITADA DAS ESCOLAS: GREVE PELA VIDA!

Os profissionais de educação das redes públicas do Rio de Janeiro estão mobilizados contra a tentativa dos governos estadual e municipais de reabrirem as escolas sem o aval das autoridades científicas e de órgãos de ponta no combate à pandemia do coronavírus. No entender de professores e funcionários das unidades escolares, um retorno precipitado das atividades escolares neste momento se configura como um perigo de vida para a categoria, alunos, responsáveis e população em geral, já que a quebra do isolamento e o aumento da circulação de pessoas nas ruas pode aumentar o número de casos de Covid 19 e óbitos em nosso estado. As redes estadual e municipal do Rio já decidiram entrar em greve no caso de convocação de professores, funcionários e alunos para o retorno das atividades presenciais.

Por este motivo, o Sepe RJ está convidando os especialistas em saúde, políticos e artistas e demais formadores de opinião a se integrarem nesta luta contra a exposição da vida de centenas de milhares de estudantes e profissionais de educação em meio a uma pandemia, que ainda não se encontra devidamente controlada.

Para tanto, solicitamos a gravação de vídeos com depoimentos a respeito do tema “As escolas devem permanecer fechadas – contra o retorno precipitados das aulas e em defesa da greve pela vida”. Os vídeos devem ter duração de, no mínimo 30 e, no máximo, 90 segundos. Caso sejam produzidos com telefones celulares, estes devem ser colocados na posição horizontal para ter melhor visualização nas redes sociais do sindicato onde serão veiculados.

Neste momento grave vivido pelo conjunto da sociedade, com o país alcançando a marca dos 100 mil óbitos e quase três milhões de casos do coronavírus, conclamamos os especialistas da área científica e figuras de expressão no mundo artístico e político a se integrarem nesta luta. Não podemos arriscar ainda mais a vida da população, com um retorno precipitado das atividades presenciais nas escolas. Elas, numa pandemia, devem ser as primeiras a fechar e as últimas a reabrir.

PRA ONDE ENVIAR O VÍDEO: entre em contato com o e-mail: [email protected]

Atenção: se o vídeo for muito pesado provavelmente você não conseguirá enviar. Envie via um programa para armazenar o arquivo na "nuvem" e nos envie o link

SEPE RJ – SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO