destaque-home, Estadual, Todas

DENÚNCIA: TV GLOBO MOSTRA QUE GOVERNO DO ESTADO AINDA NÃO EMPOSSOU OS 600 PROFESSORES CONVOCADOS EM JUNHO

O RJTV1 de hoje (dia 05/10) veiculou uma reportagem, mostrando que a SEEDUC, a dois meses do final do ano letivo, ainda não convocou sequer um dos 600 professores aprovados em concurso chamados no mês de junho pelo Diário Oficial do Estado e anunciado por toda imprensa. Em abril, a Secretaria admitiu uma carência de 8 mil professores, mas mesmo assim só chamou 600 concursados no mês de junho. Só que, até agora, não convocou sequer um destes profissionais para assumir os cargos.

 

Hoje, temos mais de 13 mil professores aprovados nos últimos concursos aguardando a chamada para assumirem seus cargos. Mas a SEEDUC mostra todo o seu descaso para com os alunos que sofrem sem aulas de disciplinas variadas, fato que compromete a sua formação pedagógica e a sua condição de disputar uma vaga no ensino superior. Ouvido pela TV Globo, o secretário Alexandre Valle disse que a Secretaria vai chamar mais 2 mil professores, embora ainda não tenha convocado sequer um daqueles que foram anunciados no mês de junho.

 

Há anos, o Sepe vem denunciando esta situação de carência de profissionais na rede estadual, tanto de professores como de funcionários administrativos, essenciais para o bom funcionamento das escolas. Dentre as reivindicações constantes na pauta da rede estadual se encontra a chamada de concursados e a realização de novos concursos para professor e funcionário até que a carência de educadores seja zerada e o governo do estado pare de prejudicar dezenas de milhares de alunos que sofrem com a falta de aulas por causa da falta de docentes em sala de aula.

Veja o link do RJTV1 com a matéria sobre a não convocação dos concursados de junho e da falta de professor nas salas de aula das escolas estaduais:

https://globoplay.globo.com/v/10999301/?s=0s