Agende seu Atendimento Virtual pelo Departamento Jurídico do Sepe nos fones: (21) 99992-4931 (9h às 11h); (21) 97133-7101 (13h às 15h); ou pelo email: juridico@seperj.org.br – segunda a sexta feira
Em comemoração ao aniversário de Augusto Rodrigues (1913–1993), fundador da Escolinha de Arte do Brasil (EAB), que em novembro faria 106 anos, a Editora UFRJ lançará o livro Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado, organizado por Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma, com prefácio do artista plástico Victor Arruda. O lançamento acontecerá no dia 14 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo.
         
O livro, que celebra os 70 anos da EAB, comemorados em 2018, é uma homenagem  ao artista plástico, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista, fotógrafo, jornalista, poeta e, acima de tudo, educador apaixonado, interessado em implantar no Brasil uma experiência de educação criadora, tendo a arte como inspiração. A publicação apresenta toda a trajetória da Escolinha, desde a sua concepção, com depoimentos de ex-alunos e integrantes da equipe em diferentes gerações. Vale ressaltar que a Escolinha de Arte do Brasil ainda hoje serve de modelo e é o que de mais importante foi feito no campo da educação através da arte no país.
 
Através de uma educação inclusiva, com seu espírito aberto e não diretivo, a EAB sempre teve como foco promover a ampliação do repertório artístico da criança, incorporando elementos da cultura popular brasileira, suas manifestações, seus saberes e tradições, a fim de intensificar o diálogo entre as diferentes modalidades artísticas. Primeira do gênero no Brasil, a EAB teve o incentivo de grandes educadores, como Anísio Teixeira e Helena Antipoff, e o entusiasmo da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria praticada no Brasil estimulando seus pacientes a se expressarem através do fazer  artístico. 
 
Professor, filósofo, assistente de pesquisa de Anísio Teixeira, editor e arte-educador, Jader de Medeiros Britto recebeu, em 1998, a Medalha Comemorativa Augusto Rodrigues no aniversário de 50 anos da Escolinha de Arte do Brasil, como uma das personalidades homenageadas por sua contribuição para o processo de educação através da arte no Brasil. Foi um dos organizadores do volume Educação e universidade (1999), de Anísio Teixeira, e do Dicionário de Educadores no Brasil (2002), ambos publicados pela Editora UFRJ. 
 
Alexandre Palma é pós graduando em Arte e Filosofia na PUC Rio, artista plástico, cineasta e professor adjunto de Artes Visuais na UFRJ. É presidente da Chave Mestra, Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa e um dos coordenadores do projeto Arte na Escola na Escolinha de Arte do Brasil.
 
"Escolinha de Arte do Brasil: legado e memória" de Jader de Medeiros Britto e Alexandre Palma (Org.)
Editora UFRJ, 2019
168 p. 11×15,5cm, R$ 25,00
ISBN 978-85-7108-000-0
 
Lançamento: 14/11/2019, 19h, Livraria da Travessa, R. Voluntários da Pátria, 97, Botafogo
Noite de autógrafos com participação especial do artista Victor Arruda, autor do prefácio do livro.
Assessoria de Imprensa: Maria do Socorro Moura – maria@editora.ufrj.br 
Tels. (21) 3938-5486 / 99296-6806
0