destaque-home, Municipal, Todas

Educação em risco: Debate na Câmara Municipal sobre contratações temporárias na rede municipal

O Sepe convida os profissionais da educação para o debate Educação em risco: carência de profissionais e contratação temporária na rede municipal do Rio de Janeiro, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, às 14h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O tema da carência de profissionais nas escolas e as políticas dos governos de promover a contratação temporária para suprir esta carência é um importante ponto de pauta da luta da categoria. O Sepe sempre defendeu a convocação de candidatos aprovados nos últimos concursos e a realização de novas seleções para acabar com a falta crônica de professores e funcionários nas escolas.

Entendemos que a contratação temporária não contribui de uma forma efetiva nem pedagógica para a solução deste problema, já que os profissionais contratados não criam um vínculo com a unidade em que são alocados nem tem qualquer garantia de continuidade do seu trabalho.  Sem falar no risco que as contratações temporárias representam para o sistema previdenciário, já que a diminuição do número de profissionais efetivos faz com que as contribuições previdenciárias caiam, gerando um problema de caixa que os fundos públicos de pensão, que vivem uma crise permanente, não tenham como remediar.

LEIA MAIS: