destaque-home, Todas

GOVERNADOR FAZ DECRETO TRANSFORMANDO A FAETEC EM ESCOLA CÍVICO-MILITAR – SEPE DIZ NÃO

Decreto do governador visa transformar rede Faetec em escolas cívico-militares – o Sepe não vai aceitar

Toda a sociedade fluminense foi surpreendida nesta quinta-feira, dia 24, com a publicação em Diário Oficial do Estado RJ do Decreto nº 48.003 que institui o programa de ensino Técnico Cívico-Militar nas unidades da FAETEC (foto).
 
O Sepe, de pronto, se posiciona contra esse decreto absurdo; um decreto que coloca a escola pública sobre a tutela de militares que nada têm a ver com o processo pedagógico-educacional.
 
Por óbvio que o governo não discutiu o tema com a sociedade, pedagogos, educadores etc; como também não discutiu com os profissionais que trabalham na própria FAETEC e com os alunos, pais e responsáveis. Se tivesse ouvido esses setores, como de resto caberia a um governante fazer, pois estamos em uma democracia, temos certeza que o governo teria ouvido uma crítica firme a tal disparate.
 
A escola pública é civil e, não, militar! Dessa forma, não aceitaremos a militarização das escolas públicas. Informamos, com isso, que buscaremos toda a sociedade organizada para derrubar esse decreto, incluindo aí a própria Assembleia Legislativa – afinal, o Poder Legislativo tem que se posicionar a respeito.
 
Esclarecemos, também, que vamos nos preparar em termos jurídicos.
 
Não à militarização da escola pública.

LEIA MAIS: