destaque-home, Estadual, Todas

Governo estadual nomeou 632 professores convocados dos concursos de 2013/2014

O Diário Oficial desta segunda-feira (dia 14/8) publica uma relação de 632 professores nomeados para trabalhar nas escolas estaduais. Há anos, o Sepe vem lutando junto ao governo para a chamada de todos os concursados do banco de espera dos concursos de 2013/2014 e a expectativa é de que eles assumam suas cátedras nas escolas para ajudar a suprir a grave carência de mestres em salas de aula.

Segundo o site da SEEDUC, dos 632 nomeados hoje, 79 são do banco de espera do concurso de 2013 e os demais 553 do concurso de 2014. Eles vão atender 13 disciplinas: Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática Química, Sociologia e Ensino Religioso.

Esta nomeação faz parte da convocação de dois mil integrantes dos bancos de espera de aprovados nesses concursos que, segundo a Secretaria, se encontram em processo final de convocação e nomeação. Ao todo, a rede estadual passa a contar com 54.606 professores (53.476 efetivos e 1.130 contratados). Além destes, outros 443 aprovados cumprem etapas previstas nos concursos e devem ser nomeados em breve. Segundo a SEEDUC, haverá nova convocação de 588 professores ainda no mês de agosto.

Tais convocações e nomeações integram o acordo realizado entre o sindicato e o governo do estado na audiência de conciliação, realizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ), no mês de julho, na qual o Sepe denunciou a grande carência de professores e funcionários nas escolas. Ao longo dos últimos anos, o sindicato tem travado uma luta grande para que o governo estadual convoque os aprovados do banco de espera dos últimos concursos e realize novos para suprir a carência de milhares de professores e funcionários na rede estadual.

LEIA MAIS: